VOCÊ ESTÁ LENDO

KLM revela sua 103ª miniatura de casa em cerâmica ...

KLM revela sua 103ª miniatura de casa em cerâmica na ilha de Aruba

A KLM celebrou no dia 07/10 seu 103º aniversário de fundação, ocasião tradicionalmente acompanhada pela apresentação de uma nova casa em miniatura feita de cerâmica. Neste ano, a miniatura é uma réplica de uma casa em um local muito especial: a casa da família Ecury, em Aruba. A ilha marcará o centenário da aviação no próximo ano, e a Casa Ecury — agora parte do Museu Nacional de Arqueologia de Aruba — é próxima ao local onde a primeira aeronave pousou. Além disso, a família Ecury teve um papel significativo no desenvolvimento da aviação na ilha. A KLM voou para Aruba pela primeira vez quase 90 anos atrás, e fez da ilha seu hub operacional para outras operações no Caribe. A companhia iniciou voos entre Amsterdã em Aruba em 1974 e agora opera voos diários entre ambas as localidades.

A presidente e CEO da KLM, Marjan Rintel, está em Aruba e apresentará a última miniatura de cerâmica para Agustin Vrolijk, governador interino de Aruba, e para a família Ecury, em evento às 20h (horário local de Aruba).

“Parabenizo a KLM por seu centésimo terceiro aniversário. Estamos extremamente orgulhosos de nossa herança cultural e por isso estamos muito honrados por esta mansão icônica, o complexo Ecury, ter sido escolhida como a próxima casa em miniatura da KLM. Estamos profundamente honrados pelo fato de que a herança cultural de Aruba irá agora viajar para todos os destinos da KLM no mundo inteiro”, destaca Agustin Vrolijk, governador interno de Aruba.

“Não sei se os fundadores da KLM poderiam ter imaginado em 1919 que ainda estaríamos comemorando o aniversário da companhia aérea 103 anos mais tarde. Este ano estamos fazendo isso na adorável Aruba, um destino da KLM há quase cinquenta anos, onde estamos iniciando as comemorações de hoje, marcando um centenário da aviação na ilha. A KLM teve muitos altos e baixos durante o século passado, mas sempre marcamos nosso aniversário em 7 de outubro, porque queremos continuar celebrando que a KLM é uma empresa maravilhosa que conecta a Holanda com o mundo. Estamos orgulhosos disso” afirma Marjan Rintel, CEO e presidente da KLM.

A Casa Ecury

A casa está localizada em Oranjestad e foi construída em 1929, perto do local onde a primeira aeronave pousou na ilha, há quase 100 anos. Era a casa da estimada família Ecury, relevante na sociedade e nos negócios. Son Nicasio “Dundun” Ecury construiu seu império empresarial a partir de lá e desempenhou um papel importante no desenvolvimento da aviação na ilha. Seu filho, Boy Ecury, estudou na Holanda e se tornou um herói da resistência durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi traído e executado em 1944.

A Casa Ecury faz parte do Museu Nacional de Arqueologia de Aruba desde 2009 e é o coração do museu. Foi construída em 1929 e apresenta uma fachada com que une elementos clássicos e elementos decorativos locais. Este conjunto imponente e harmonioso é uma criação única do arquiteto Dada Picus.

1934: A KLM desembarca em Aruba pela primeira vez

Em dezembro de 1934, um KLM Fokker F-XVIII com motor triplo, batizado de “Snip”, voou de Amsterdã para Curaçao em sete dias, parando em Marselha, Alicante, Casablanca, Porto Praia, Paramaribo e La Guaria. Este foi o primeiro voo transatlântico da KLM e só foi possível devido às diversas escalas, modificações na cabine da aeronave e a ausência de passageiros. O objetivo do voo era levar uma aeronave para as Antilhas. O Snip aterrissou em Aruba pela primeira vez em 23 de dezembro. Os voos programados entre Curaçao e Aruba começaram em 19 de janeiro de 1935, que foi o primeiro operado pela KLM West-Indian Branch (WIB). A KLM começou a operar os voos programados e diretos entre Amsterdã e Aruba em 11 de fevereiro de 1974.

Centenário da aviação em Aruba

O próximo ano marca o 100º aniversário da chegada do primeiro voo em Aruba. Desde então, a indústria aérea conectou Aruba — também conhecida como “Uma Ilha Feliz” — com o resto do mundo e impulsionou a economia local, que agora gira grande parte em torno do turismo. O Aeroporto de Aruba recebe cerca de 2,5 milhões de passageiros anualmente e tem crescido significativamente com o tempo.

Sobre as miniaturas de casas em cerâmica da KLM

Desde os anos 50, a KLM vem apresentando miniaturas de casas em cerâmica preenchidas com Bols, um gin holandês, para os passageiros da World Business Class em voos intercontinentais. As miniaturas são réplicas de edifícios históricos da Holanda e do exterior e são peças colecionáveis. Desde 1994, a KLM adiciona uma nova miniatura para sua coleção anualmente no dia do aniversário de sua fundação, 7 de outubro.

Essa é a segunda vez na história da KLM que a miniatura em cerâmica é baseada em um edifício fora da Holanda. No aniversário de 85 anos da KLM, a companhia apresentou uma réplica do característico Edifício Penha, em Curaçao.

“Na Schelpstraat No. 42, há uma casa com o ano “Año 1929″ na fachada. Os fundos desta casa fazem fronteira com o Noordstraat (agora conhecido como John G. Emanstraat). Quando esta casa foi construída em 1929, os proprietários, a família Ecury, não podiam adivinhar que uma das 13 crianças nascidas ali acabaria se tornando um herói de guerra, longe de casa. Mesmo antes de ser restaurada para sua antiga glória, a Casa Ecury sempre foi icônica. Sempre era admirada por quem estava de passagem. Todos conheciam a casa. Nós, a geração mais jovem, sentimos uma ligação com a história desta casa, conhecemos os filhos, netos e bisnetos dos ocupantes originais. A Casa Ecury forma uma entidade única com a Cas di Mamachi, que data de 1911. No entanto, a Casa Ecury, com sua impressionante fachada e colunas, é visualmente dominante. Ela lança uma imagem imcomparável sob o olhar”, comenta Evelyn Wever-Croes, primeira-ministra de Aruba:

“Estamos imensamente orgulhosos que a KLM tenha inspirado sua mais recente casa em miniatura em um prédio em Aruba, mais ainda porque a casa da família Ecury foi a escolhida. Ao fazer isso, reconhecemos a relação produtiva que temos com a KLM por muitas décadas, bem como nossa história compartilhada. Graças, em parte, à KLM, o turismo internacional segue se desenvolvendo aqui, o que nos permite construir relações inestimáveis. A escolha da casa da família Ecury como modelo para sua miniatura de casa em cerâmica também destaca nossa herança cultural e traz a atenção de um público mais amplo. Esperamos que isto encoraje os viajantes atuais e potenciais a virem a Aruba e explorar nossa cultura caribenha única”, destaca Ronella Croes, CEO do Aruba Tourism Authority.

“Eu não poderia imaginar uma maneira melhor de começar o aniversário do próximo ano, celebrando 100 anos de aviação em Aruba, do que com este presente da KLM; acrescentando uma casa arubana a sua coleção de miniaturas em cerâmica. Esta miniatura marca o 103º aniversário da KLM e é um grande início para as comemorações do nosso centenário em 2023, que envolverá toda a comunidade. Estamos muito orgulhosos que a KLM tenha escolhido a Casa Ecury, um dos locais de herança mais queridos de Aruba. Ela dará um toque arubano à coleção de casas em miniatura da KLM, promovendo e conservando a importância de nosso patrimônio cultural, nos ajudando a atingir nosso objetivo cultural de desenvolvimento sustentável na ilha”, celebra Joost Meijs, CEO do Aeroporto Internacional de Aruba Queen Beatrix.

“Há muito tempo era desejo do Fundo de Monumentos de Aruba que a KLM modelasse uma de suas miniaturas em um edifício em Aruba. Sentimo-nos profundamente honrados de um marco histórico tão belo ter sido escolhido para ser registrado desta maneira especial. A casa tem características de muitos estilos diferentes de arquitetura, incluindo a da Holanda. A 103ª casa em miniatura da KLM destaca os laços do Reino e nosso passado em comum. Estudamos a história da aviação em Aruba e reconhecemos que ela nos trouxe liberdade e progresso econômico. Somos gratos que a KLM nos proporcione uma conexão física diária com a Holanda e que tornou nosso desejo em realidade”, diz Anne Witsenburg, diretora do Fundo de Monumentos de Aruba.


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »