Sendo uma das maiores consolidadoras de turismo no Brasil, a Flytour é um grupo voltado para a representação de companhias aéreas e atende às agências de viagens de todo o país. Fundada em 1974, atualmente, fornece soluções para mais de 4 mil agências de viagens em todo o Brasil. E por realizar esse importante trabalho, a Flytour está em constante contato com dados de diversas pessoas e empresas, precisando se atentar para essa rigorosa administração, principalmente depois que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrou em vigor. E para falar sobre essa diretriz, o Seu Podcast de Turismo conversou com Cristiane Tanque, encarregada de tratamento de dados pessoais na Flytour.
Conhecida pela sua relação de confiança com os clientes e funcionários, a Flytour está atenta a LGPD, lei que tem como objetivo regulamentar a maneira como as empresas coletam e armazenam as informações dos consumidores e colaboradores.
“Essa lei pode ser resumida em uma palavra: privacidade. Então, hoje em dia, essa lei veio com o foco controlar como as empresas compartilham os dados dos seus clientes com outros empreendimentos. Ela assegurar o direito à privacidade e à proteção de dados pessoais dos usuários, por meio de práticas transparentes e seguras, garantindo, assim, os direitos fundamentais”, explica Cristiane Tanque, que fala sobre a importância de ficar atento durante as compras pela internet. “Temos que ficar atento sobre quando o site está pedindo os nossos dados. Por exemplo, se você só quer saber o preço de uma passagem e o site já pede o seu nome ou data de nascimento, há algo errado. O consumidor precisa questionar sempre. Os nossos dados têm valor”, afirma.
Por causa dessa segurança, hoje as empresas precisam seguir alguns princípios:
- Precisa ter uma finalidade para solicitar os dados e esse objetivo precisa estar claro;
- Ser transparente;
- Ter meios técnicos (processos, sistemas) para guardar os dados coletados;
- Prestar contas com o titular;
Setor turístico
De acordo com Cristiane, a indústria do turismo irá enfrentar alguns desafios com a LGPD.
“Empresas agora precisam se atentar para as tradicionais fichas que possuem todos os dados dos clientes. É necessário passar isso para um sistema seguro, da mesma forma que é preciso se atentar aos fornecedores, pois se eles não seguem a lei, esse ato falho irá cair sobre a empresa”, destaca a encarregada de tratamento de dados pessoais na Flytour.
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