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Metas de redução de emissão de CO2 da Air France-KLM para 2030 são aprovadas pelo SBTi

O Grupo Air France-KLM e suas companhias aéreas estão comprometidos em reduzir sua pegada ambiental como parte de uma abordagem transparente e responsável em relação à sustentabilidade, incluindo o comprometimento da Air France-KLM em reduzir emissões de gases de efeito estufa do combustível de aviação em 30% por tonelada de receita por quilômetro (RTK, em inglês) até 2030 em comparação a 2019. Nesse contexto, o Grupo Air France-KLM, o Air France Group e a KLM apresentaram suas metas de redução de emissões CO2, que foram recentemente aprovadas pela equipe de validação de metas do Science Based Targets initiative (SBTi). O SBTi aprovou as metas de redução de emissões de escopo 1 e escopo 3 do Grupo e confirmou que elas estão de acordo com uma meta bem abaixo de 2°C, conforme determinado pelo Acordo de Paris assinado em 2015.

Destination Sustainability, o programa de sustentabilidade do Grupo Air France-KLM

O Grupo Air France-KLM está comprometido em reduzir os impactos ambientais de suas atividades. Para isso, o Grupo estabeleceu uma meta de descarbonização baseada em três principais iniciativas do programa ‘Destination Sustainability’.

As iniciativas são as seguintes:

Um plano ambicioso de modernização e renovação das frotas das companhias aéreas do Grupo com aeronaves de última geração, emitindo 20-25% menos CO2 em comparação com as aeronaves antecessoras. Com o objetivo de ter 64% das aeronaves de nova geração na frota do Grupo até 2028, o Grupo está atualmente investindo mais de 2 bilhões de euros anuais para a aquisição de Airbus A220s, Airbus A320- e A321neos, Airbus A350s, Boeing 787s e Embraer 195-E2s, que estão entre as aeronaves mais eficientes em suas respectivas categorias.

O uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAF). Estes combustíveis não-fósseis podem ser produzidos a partir de resíduos industriais ou domésticos em uma economia circular, e o SAF fornecido para a Air France-KLM não compete com a cadeia alimentar humana ou com a alimentação animal. A Air France e a KLM foram pioneiras no uso destes combustíveis alternativos, que desempenharão um papel fundamental na descarbonização do transporte aéreo, pois podem reduzir as emissões de CO2 em até 80% ao longo de seu ciclo de vida. Para esse propósito, dois acordos de off-take foram assinados em novembro de 2022, permitindo ao Grupo assegurar 3% do objetivo de incorporação de 10% de SAF até 2030.

A melhoria da eficiência operacional, favorecendo objetivos mais diretos e aplicando procedimentos que limitam o consumo de combustível (taxiamento monomotor, descida contínua etc.).

Além disso, a Air France-KLM está trabalhando com um setor mais amplo da aviação para acelerar o desenvolvimento de soluções inovadoras para concepção e manutenção de aeronaves, motores e combustíveis sintéticos, que são necessários para atingir emissões neutras na aviação.

*SBTI, uma abordagem científica em consonância com o Acordo de Paris

A iniciativa Science Based Targets (SBTi) é um órgão global que permite que empresas estabeleçam metas ambiciosas de redução de emissões de acordo com a ciência climática mais recente.

A iniciativa é uma colaboração entre o Carbon Disclosure Project (CDP), o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF). O SBTi avalia e valida de forma independente as metas de emissões de CO2 das empresas com base em uma abordagem e critérios científicos.

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