Entrando no clima da próxima edição da “SP Arte – Rotas Brasileiras”, embarque conosco em uma jornada que revela cinco “artsy hotels” no Brasil, onde a riqueza da arte local ganha vida.
Durante muito tempo, a Europa monopolizou o palco das artes, mas o Brasil emergiu com destaque no cenário internacional após a Segunda Guerra Mundial e a crescente globalização, por volta dos anos 1970. Desde então, a arte brasileira tem trilhado um caminho ascendente, sendo calorosamente recebida por galerias e museus de renome mundial. Este ano, na aguardada feira SP ARTE com o tema “Rotas Brasileiras” (de 30 de agosto a 3 de setembro), a valorização das culturas regionais e da vasta riqueza artística do Brasil ganha destaque merecido.
E quando se trata de turismo, encontramos cinco hotéis excepcionais e destinos pelo país que se dedicam a celebrar a arte regional, abrigando acervos de obras nacionais. O melhor de tudo é que essas coleções não são exclusivas para hóspedes, proporcionando a todos a oportunidade de apreciar esse tesouro artístico brasileiro. Confira!
1 – Casa Brasileira – Hotel Galeria – Alagoas
Como o próprio nome diz, a Casa Brasileira é uma verdadeira galeria de obras de arte com espírito autêntico alagoano e brasileiro. Inaugurada no ano passado, na Praia do Patacho, em Alagoas, a casa proporciona um mergulho no tempo dos casarões de estilo colonial, e das fazendas de coco da década de 1920, ressignificado para acolher e surpreender.
Adornos e arabescos, típicos da arquitetura da região, o azul turqueza nas esquadrias, a seleção incrível de artesanato nordestino, junto à livros e obras de arte escolhidas a dedo em antiquários, tudo leva a uma experiência muito rica da cultural regional.
A Casa pode ser fechada por inteiro para curtir com a família ou para reservar somente uma de suas confortáveis acomodações.
2 – Wish Hotel – Bahia
O Wish Hotel da Bahia foi tombado como Bem Cultural do Estado em 2010. O hotel reúne mais de 350 obras de arte e foi considerado referência da arquitetura modernista brasileira. Sem contar ainda a galeria de arte exposta no hotel, com 370 obras de grandes artistas, entre as quais estão os belíssimos painéis de Carybé (1984) e o mural de Genaro de Carvalho (1950). Tudo isso em uma localização estratégica, próxima à via principal do centro de Salvador.
3 – Hotel Botanique – Mantiqueira
Localizado entre Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, no charmoso Vale dos Mellos, o hotel reflete em sua concepção a riqueza encontrada na Serra da Mantiqueira: uma paisagem única que cerca sua arquitetura sublinhada por descobertas de materiais e interiores com peças assinadas somente por designers nacionais, assim como as obras de arte, livros e a música ambiente. Os ingredientes para compor uma cozinha autoral do campo para a mesa e o renomado Spa, com tratamentos únicos que utilizam insumos da região, completam a experiência.
4 – Rosewood – São Paulo
O Rosewood São Paulo está localizado dentro do Cidade Matarazzo, um complexo transformado de prédios históricos no coração de São Paulo. O projeto, liderado pelo empresário Alexandre Allard e idealizado pelo arquiteto Jean Nouvel e pelo diretor artístico Philippe Starck, enfatiza a sustentabilidade e a preservação do patrimônio cultural brasileiro. A duas quadras do MASP e a 200 metros da Avenida Paulista, o Rosewood mantém mais de 450 obras de 57 artistas brasileiros espalhados pelo hotel. É possível agendar uma visita guiada tanto para hóspedes quanto não hóspedes.
5 – Janeiro Hotel – Rio de Janeiro
Localizado no antigo hotel Marina All Suítes, na Orla do Leblon, o Janeiro Hotel é referência em design e arquitetura contemporânea. O hotel foi criado por Oskar Metsvaht, artista e diretor criativo da marca brasileira Osklen e Carlos Werneck, Presidente executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, fundação cujo objetivo é promover o turismo no Rio de Janeiro.
Desde os materiais de construção até as roupas de cama possuem o toque criativo de Metsavah, com o projeto de sua empresa OM.art, que visa priorizar a sustentabilidade em todas as criações. O projeto arquitetônico é de Siqueira Azul da premiada arquiteta Lia Siqueira. O hotel é um convite para apreciar a belíssima paisagem do Rio de Janeiro através de um olhar moderno e sustentável.