VOCÊ ESTÁ LENDO

Central, no Peru, é eleito melhor restaurante do m...

Central, no Peru, é eleito melhor restaurante do mundo!

Pela primeira vez na história do The World’s 50 Best Restaurants, o restaurante número 1 está localizado na América Latina, mais precisamente no Peru. O Central foi eleito como melhor do mundo e segue sendo motivo de orgulho para a indústria do turismo peruana. Além do restaurante Central, outros três restaurantes peruanos também aparecem na lista: Maido (6º lugar), Kjolle (28º lugar) e Mayta (47º lugar). A Casa do Porco, liderada pelos chefs Janaína Rueda e Jefferson Rueda e situada no coração de São Paulo, alcançou mais uma vez um lugar de destaque na lista conhecida como o Oscar da gastronomia mundial, ocupando agora a 12ª posição.

Durante a cerimônia de premiação no Palau de les Arts, em Valência, na Espanha, o chef Virgilio Martínez, orgulhoso, declarou: “Não se trata de ser o melhor, mas sim de amar o que faz”. Pía León, líder do restaurante Kjolle e esposa de Martínez, também subiu ao palco para agradecer o prêmio, destacando o árduo trabalho e o constante aprendizado da equipe.

Essa conquista ocorre em paralelo à estreia do documentário “Virgilio” na Netflix, que retrata a vida, a visão gastronômica e a jornada de Martínez. Desde a abertura do Central em Lima, em 2008, Martínez buscou criar uma experiência culinária baseada em ingredientes e técnicas peruanas. Ao longo do tempo, ele desenvolveu um menu que conduz os clientes por 15 ecossistemas peruanos classificados por altitude. Cada prato destaca a origem dos ingredientes, desde o Valle Seco, com camarão, abóbora e abacate, até a Água Amazônica, com peixe pacú, melância e folha de coca.

A lista dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo é elaborada pela revista britânica Restaurant desde 2002 e conta com uma painel composto por mais de mil especialistas em gastronomia participando processo de votação, que é estruturado e auditado.

Confira os 10 primeiros colocados no ranking atual do The World’s 50 Best Restaurants:

  1. Central, Lima (Peru)
  2. Disfrutar, Barcelona (Espanha)
  3. DiverXO, Madrid (Espanha)
  4. Asador Etxebarri, Atxondo (Espanha)
  5. Alchemist, Copenhague (Dinamarca)
  6. Maido, Lima (Peru)
  7. Lido 84, Gardone Riviera (Itália)
  8. Atomix, Nova York (Estados Unidos)
  9. Quintonil, Cidade do México (México)
  10. Table by Bruno Verjus, Paris (França)

 

O turismo do Peru é promovido pelo PROMPERU como um componente essencial da indústria do turismo peruana. Para conhecer mais sobre o destino e experiências gastronômicas clique aqui.


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »