VOCÊ ESTÁ LENDO

Fernando de Noronha conecta movimentos e empresas ...

Fernando de Noronha conecta movimentos e empresas em defesa dos oceanos sem plásticos

Nesta sexta-feira (30), Fernando de Noronha realizará uma grande ação coletiva em prol do Meio Ambiente, dos Mares e da Vida com uma extensa programação no Forte Noronha, das 15h às 22h. É a primeira vez que o arquipélago reúne representantes dos principais movimentos de defesa dos oceanos e instituições governamentais em um único evento.

A iniciativa é promovida pelo Lab Noronha Pelo Planeta em parceria com o Forte Noronha, a Administração da Ilha e a Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Os organizadores já costuram também parcerias com a iniciativa privada em prol do meio ambiente.

“Além da troca de conhecimentos com os especialistas, apresentações culturais e toda a programação que está incrível, o evento também vai destacar o que as empresas estão desenvolvendo para superar os problemas dos plásticos. O Lab Noronha está consolidando parcerias com diversas empresas visando construir soluções na ilha que possam ser replicadas em larga escala em grandes cidades do Brasil”, afirma o diretor-executivo do Lab Noronha Pelo Planeta e ex-secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, Sérgio Xavier.

O iFood, empresa brasileira de tecnologia, será um dos participantes do encontro e, em parceria com o Lab Noronha Pelo Planeta e a Administração da Ilha, iniciará algumas iniciativas locais conectadas ao iFood Regenera, conjunto de planos ambientais da plataforma, que são apoiados em metas de sustentabilidade.

De acordo com o gerente de Sustentabilidade do iFood, Alexandre Lima, o perfil inovador e sustentável de Fernando de Noronha tem inspirado a empresa a implementar iniciativas com o objetivo de se tornar referência em operação de delivery sem impacto ambiental. “Buscaremos impulsionar a transição para o uso de embalagens sustentáveis por nossos estabelecimentos parceiros localizados na ilha e incentivar, cada vez mais, entregas realizadas com veículos não poluentes, como bikes, veículos elétricos e até drone”, comenta.

O evento fecha as celebrações do mês do Meio Ambiente e dos  Oceanos e dá as boas vindas ao movimento “Julho Sem Plásticos. O encontro De Mãos Dadas Por Oceanos sem Plástico” reunirá especialistas, ativistas, gestores ambientais, artistas, e representantes de entidades ligadas à proteção dos Oceanos, além de jornalistas e comunicadores para mudar perspectivas sobre o relacionamento da humanidade com as águas, alertando e estimulando ações integradas para reverter processos de poluição e degradação.

Brasil aparece em primeiro lugar na lista das melhores praias do mundo

O evento é presencial e será transmitido via internet, no Instagram do Lab Noronha – diretamente do Forte Nossa Senhora dos Remédios (Forte Noronha), importante espaço cultural que tem uma das vistas mais deslumbrantes do Arquipélago.

“Este encontro inaugura um conjunto de ações planejadas pelo Lab Noronha, com rede de parceiros, visando tornar a ilha um centro de integração e reverberação de movimentos internacionais voltados para soluções inclusivas e regenerativas. A ideia é desenvolver, com participação ativa da comunidade local, novos modelos econômicos que impulsionem o turismo e outras vocações, e, simultaneamente, protejam o meio ambiente, reduzam desigualdades, fortaleçam a cultura local e promovam uma nova economia lixo zero”, diz Sérgio Xavier.

A programação inclui apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas, performances, atividades para crianças, lançamento de livros, a exposição fotográfica “Desplastifique!”, exibição de filmes e vídeo-mensagens de lideranças nacionais e internacionais, como a ministra do meio ambiente, Marina Silva. Também terá destaque a feirinha NoronhArte e atividades de educação ambiental para os jovens do Arquipélago, comandadas pelo Climate Reality  Climate Reality Project  e o movimento Xô Plástico.


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »