VOCÊ ESTÁ LENDO

Mais dois geoparques brasileiros passam a integrar...

Mais dois geoparques brasileiros passam a integrar a Rede Global da Unesco

O Brasil acaba de ter mais dois geoparques reconhecidos internacionalmente. Os geoparques Seridó (RN) e Caminhos dos Cânions do Sul passaram a integram a Rede Global de Geoparques da Unesco que, até então, contava apenas com o Geoparque Araripe (CE) como representante brasileiro. O anúncio foi realizado durante a 214ª sessão do Conselho Executivo da Unesco, que endossou ainda outros seis novos geoparques de outros países.

Agora, os três territórios brasileiros estão entre os 177 geoparques espalhados em 46 países do mundo que integram oficialmente o Programa Internacional de Geociências e Geoparques da organização. Ao conceder o título, a Unesco zela pela garantia da sustentabilidade, preservação e proteção ambiental dessas áreas, promovendo também o envolvimento dos moradores da região, além de ampliar a capacidade turística do local.

Com o apoio do Ministério do Turismo, outros dois geoparques também podem receber o título de Geoparque Mundial em breve. Em março deste ano, entraram para a lista de Geoparques aspirantes à ação da Unesco os territórios de Caçapava e Quarta Colônia, ambos localizados no Rio Grande do Sul.

SERIDÓ

O Geoparque Seridó compreende seis municípios do Rio Grande do Norte: Acari, Carnaúba dos Dantas, Cerro Corá, Currais Novos, Lagoa Nova e Parelhas, totalizando mais de 2,8 mil km² na Caatinga, bioma único no mundo. Em todo o seu território, o turista pode acompanhar diversas atividades que contemplam a cultura local, a história, a gastronomia e a natureza, além de materiais geológicos, como rochas metamórficas do período Paleoproterozoico, que datam até 2 bilhões de anos.

CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL

Situado entre sete municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a região turística possui uma área de 2.830 quilômetros quadrados, que contempla patrimônios geológicos e paisagens de relevância geológica internacional. Além disso, o local abrange ecossistemas de destaque no Brasil e conta com um rico patrimônio cultural, representativo dos diferentes povos que moram naquela região. A expectativa é de que após a certificação do órgão, o local receba seis vezes mais turistas, saindo de 250 mil para cerca de 1,5 milhão de visitantes. Para a promoção da região turística, em 2021, o Ministério do Turismo investiu R$ 100 mil para a realização de uma campanha promocional a fim de dar mais visibilidade ao atrativo.

*Fonte: MTur

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »