VOCÊ ESTÁ LENDO

Dica: 5 livros para quem adora viajar

Dica: 5 livros para quem adora viajar

Quem não ama viajar, não é mesmo? Conhecer outros lugares, culturas, pessoas, gastronomia. Porém, com esse período de pandemia muitas viagens precisaram ser canceladas ou adiadas, gerando uma enorme frustração. Mas para aliviar esse sentimento, separamos 5 livros para você viajar sem sair de casa. Confira!

1- Até o fim do mundo, Paul Theroux

Neste livro, Paul Theroux passa um fim de tarde na casa de Jorge Luis Borges em Buenos Aires e na China pega um voo que parece mais esporte radical do que uma viagem. Descreve um banquete exótico de pratos elaborados com animais em extinção, e explora a América Latina da fronteira sul do Texas à extremidade da Patagônia – fazendo uma pausa em El Salvador para uma violenta partida de futebol.

2- Endurance: A lendária expedição de Shackleton à Antártida, Caroline Alexander

Em 1914 o fotógrafo Frank Hurley embarcou no Endurance com a missão de registrar a primeira travessia a pé da Antártica. A expedição não alcançou o objetivo. Hurley, entretanto, produziu um registro sem paralelo na história da fotografia.

3- A marcha para o oeste, Orlando Villas Bôas e Cláudio Villas Bôas

Baseado nos diários escritos pelos irmãos Claudio (1916-98), Leonardo (1918-61) e Orlando Villas Bôas (1914-2002) durante e após sua participação à frente da Expedição Roncador-Xingu (1943-49), organizada pelo governo federal, este livro híbrido entre a literatura de viagem, a análise antropológica e o ensaio histórico é relançado numa nova e cuidadosa edição da Companhia das Letras. Além de mapear e desbravar boa parte da Amazônia meridional, os Villas Bôas foram os principais responsáveis pela criação do Parque Nacional do Xingu, primeira terra indígena homologada no país, e receberam reconhecimento mundial por sua atuação incansável e pioneira na defesa dos direitos e tradições dos índios.

4 – On the road – pé na estrada, Jack Kerouac

Ao cruzar os Estados Unidos de carro, Jack Kerouac e Neal Cassady (que no romance aparecem, respectivamente, com os nomes de Sal Paradise e Dean Moriarty) empreenderam a viagem que todos os jovens um dia sonharam em fazer, repleta de garotas, bebidas e, acima de tudo, liberdade.Foi ao contar a história de dois amigos atravessando os Estados Unidos a partir da lendária Rota 66 que Kerouac inaugurou um novo tipo de prosa, uma prosa que tem o ritmo sincopado do jazz, que funciona como uma trilha sonora interna ao livro, que vai se desprendendo das palavras, das frases, dos blocos de texto.

5 – A invenção da natureza: A vida e as descobertas de Alexander Von Humboldt, Andrea Wulf

A invenção da natureza revela a extraordinária vida do explorador, geógrafo e naturalista alemão Alexander von Humboldt (1769-1859), o cientista mais conhecido de seu tempo. Com suas descobertas, fruto de expedições pelo mundo afora (escalando os vulcões mais altos do mundo, cruzando a Sibéria em plena epidemia de praga, navegando pela então ameaçadora Amazônia), gerou inveja em Napoleão Bonaparte, inspirou Simón Bolívar em sua revolução e Darwin a zarpar com seu navio Beagle.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »