VOCÊ ESTÁ LENDO

A boa gastronomia do centro de São Paulo prevalece...

A boa gastronomia do centro de São Paulo prevalece: Planeta’s Restaurante

Quem não sente saudades dos tempos áureos do centro de São Paulo? Com um cenário ainda mais bucólico, nas décadas de 1970, 1980, a região foi se desenhando a partir de seus prédios antigos, lojas de departamento antigas como, a Mesbla e o Mappin, e áreas inteiras de comércio, como a Rua Direita, a General Carneiro, a 25 de Março, a Ladeira Porto Geral… Além, é claro, dos restaurantes e bares, cheios de boemia e de estilo e ainda a vida cultural e histórica do velho centro.

Uma referência mundo afora

E ainda que a cidade tenha se modernizado, com o surgimento de shoppings, centros comerciais gigantescos e inúmeros outros endereços, o que o paulistano – e o turista que visita a capital- não abrem mão é de uma boa gastronomia. O Planeta’s restaurante, inaugurado há 52 anos, na Martinho Prado, foi idealizado por seu fundador Armênio Martins. Português (nascido em 1940, em Coimbra, se mudou para o Brasil aos 18 anos de idade, quando a sua personalidade ativa o fizeram desbravar novas oportunidades em terras brasileiras. E apesar de no começo de tudo o seu Armênio ter trabalhado como funcionário, foi tempos depois, como dono do próprio negócio, que ele se destacou, dando ao seu negócio e ao seu cardápio, muito de sua identidade marcante e visionária. Quitanda, lanchonete e restaurantes, foram alguns dos negócios que possibilitaram ao seu Armênio a experiência necessária para fundar o restaurante Planeta’s, em 1972. O Grupo também possui mais dois restaurantes (Luna de Capri e Novilho na Brasa).  E nas três unidades, visitantes estrangeiros também costumam almoçar, jantar e recomendar a marca que já tem a sua boa fama espalhada mundo afora.

Roberta Miranda e Paulo Ricardo Miranda, clientes do Planeta’s desde 1990.

Pratos elaborados há 52 anos

Seu Armênio sempre soube que para um restaurante fazer sucesso, os pratos precisavam ter uma receita afetiva. “Estamos sempre nos atualizando, com a modernidade e a tecnologia que os negócios exigem, mas nossas receitas e a nossa qualidade vem em primeiro lugar”, explica. O empresário sabe que nada se sobrepõe ao atendimento e ao seu menu. Com dois de seus seis filhos, trabalhando no Planeta’s (Armênio Filho, o gerente; e Fernanda Martins, Relações Públicas), ele sabe que conciliar a excelência de sua tradição à demanda tecnológica das novas gerações é o seu grande trunfo. “Tudo pode mudar, mas a relação entre o cliente e o restaurante não muda. Já estamos atendendo os netos e até os bisnetos dos nossos primeiros clientes… É uma satisfação saber que estamos aqui”. Outro ponto alto da história do Planeta’s é certamente a sua equipe de colaboradores, muitos deles, desde o início. Uma verdadeira família. “Qualificação e excelência são a nossa marca registrada”, reforça o seu Armênio.

O ator Alexandre Barros e Armênio Martins.

Parte to time do Planeta’s, gênios da alta gastronomia.

Menu especial para um público cativo

O Planeta’s restaurante se funde à própria cena cultural da cidade de São Paulo. Além da sua perfeita localização, e ser considerado um dos melhores restaurantes da América Latina, ainda é uma referência para famosos, celebridades e anônimos que, não raro, fazem fila para saborear o cardápio, após shows e espetáculos teatrais que ocorrem na região mais efervescente da cidade. Massas, risotos, carnes e peixes, além de uma seleta carta de vinhos, fazem parte do conceituado menu. Na contrapartida, os pratos, vários deles com nomes de peças teatrais, são uma homenagem à cena cultural da capital, como o “Trair e Coçar” ou o “Filé à Encrenca”. E isso é só para citar, porque as opções para brindar o paladar são inúmeras. Pratos grandes, produtos frescos, couvert bem servido…  Assim é o Planeta’s que também esbanja criatividade nas sobremesas com pudins, creme de papaia e outros.

Pontos turísticos da capital

Do restaurante, você está bem próximo da charmosa rua Avanhandava, do Teatro Municipal, Pinacoteca, da mundialmente famosa Avenida Paulista e da lendária 25 de março, onde está o Mercadão Municipal. Almoçar ou jantar no Planetas é, antes de tudo, mergulhar na multifacetada capital paulista. É poder conciliar tradição e modernidade. Tudo em um único lugar.

Entre os mais pedidos:

Bacalhau a Gomes de Sá: Refogado no azeite. Leva legumes, cebola, ovo cozido e azeitonas.

Filé à encrenca:  Feito à milanesa. Recheado com mussarela de búfala, tomate seco, molho rose gratinado com catupiry, além de acompanhar arroz com rúcula, puxado no azeite.

Filé Trair e Coçar:  Também feito à milanesa, leva molho ao sugo, coberto com talharim, aos 4 queijos, gratinado e com parmesão.

Risoto de Camarões: Feito com molho ao sugo, acompanha arroz e ervilhas

 

Imagens- Divulgação

Para saber mais: clique aqui.


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »