VOCÊ ESTÁ LENDO

Reconhecimento do Sommelier como profissão fortale...

Reconhecimento do Sommelier como profissão fortalece a gastronomia nacional

No último mês, o Ministério do Trabalho e Previdência incluiu a profissão de Sommelier na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O reconhecimento dá mais visibilidade a esta atividade, que está diretamente ligada ao turismo, e garante a elaboração de políticas públicas para os trabalhadores do segmento.

Os dados da CBO alimentam as bases estatísticas de trabalho e servem de subsídio para a formulação de políticas públicas de emprego. A nova lista também incluiu o condutor de turismo náutico no rol das profissões reconhecidas no país. A atualização é feita levando em conta mudanças nos cenários tecnológico, cultural, econômico e social do país, que provocam alterações na dinâmica do mercado de trabalho brasileiro.

A Associação Brasileira de Sommeliers explica que o sommelier é um especialista que aconselha os clientes na escolha dos vinhos e outros itens, como destilados, café, chocolate, pão, azeite, etc., em restaurantes e bares, com o objetivo de proporcionar não apenas o melhor padrão de serviços, mas também a melhor experiência enogastronômica. Dependendo de sua responsabilidade e experiência, o Sommelier pode ser responsável ainda pela compra, gestão de estoques e gerenciamento da carta de vinhos e outros produtos dos estabelecimentos aos quais presta serviços.

O enoturismo, segmento do turismo gastronômico voltado para conhecer e apreciar o universo do vinho, é bastante praticado no Brasil, principalmente na Região Sul do país. A Serra Gaúcha é uma das mais buscadas pelos turistas amantes da bebida, especialmente durante a Vindima, época de colheita da uva, que acontece entre janeiro e março.

*Fonte: MTur

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »