VOCÊ ESTÁ LENDO

Maior roda-gigante estaiada da América Latina será...

Maior roda-gigante estaiada da América Latina será inaugurada em São Paulo

Uma ação público-privada entre a empresa Interparques e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) e a Prefeitura Municipal de São Paulo traz à capital paulista a Roda Rico, maior roda-gigante já operada no Brasil.

Com aproximadamente 90 metros de altura, o equipamento será inaugurado ao público no próximo dia 09 de dezembro, em São Paulo, às margens da Marginal Pinheiros numa área livre dentro do Parque Estadual Cândido Portinari, próximo à Estação Villa Lobos-Jaguaré da CPTM.

O projeto de implantação é assinado pelo escritório Levisky Arquitetos I Estratégia Urbana e foi concebido com sistema construtivo que prioriza a industrialização e montagem para uma obra mais seca e limpa.

A plataforma de embarque foi desenvolvida em estrutura metálica com lajes em steel deck, escadas e elevadores com caixa de corrida com componentes metálicos. As áreas de apoio que se desenvolvem abaixo do piso da plataforma utilizam sistema light steel frame com fechamentos em placas cimentícias e drywall. Para os pisos das áreas externas, foi adotado sistema em bloco de concreto intertravado com bordas retas, que além de permitir a infiltração das águas de chuva, também atende aos critérios de acessibilidade no que se refere a minimizar a trepidação ao tráfego de dispositivos com rodas.

O projeto também prevê sistema de captação de água de chuva em reservatório específico para reutilização na irrigação das áreas de paisagismo. O sistema de iluminação das áreas de praça e plataforma, bem como das áreas internas de apoio, contam com tecnologia LED para maior eficiência energética.

O projeto

O equipamento composto por estrutura metálica com mais de 1.000 toneladas foi projetado pelo fabricante exclusivamente para o Brasil e trazido em peças modulares dentro de containers da China e Europa. Fundações em blocos de concreto com mais de 170 metros cúbicos cada e estacas que chegam a 15m de profundidade suportam as cargas da enorme estrutura do equipamento.

As soluções adotadas garantem ainda acessibilidade e desenho universal para que o equipamento se torne um verdadeiro espaço de inclusão, permitindo encontros, contemplação e aprendizado. Sua localização irá acolher quem mora em São Paulo, quem por ela transita ou vem visitá-la, usufruindo dos seus tantos recursos. A Roda Rico garante ainda fácil acesso por modal ferroviário, viário e cicloviário.

A roda-gigante paulistana terá ainda uma área de convivência integrada de forma harmônica com o Cândido Portinari, correspondente a 3% da área total do parque.

Ela é oficialmente a maior da América Latina e supera em altura equipamentos instalados em cidades globais como Paris, Toronto e Chicago. A operação será feita pela Interparques, empresa com vasta experiência em implantação e operação de parques.

Especificações

A roda-gigante terá 42 cabines com capacidade para oito pessoas cada, todas com ar-condicionado e wi-fi. “O modelo escolhido é especialmente desenhado e fabricado para o projeto e preza pelo design, leveza, transparência e beleza. Tem período de rotação de 25 a 30 minutos e tecnologia continuous loading, que permite ciclo silencioso e menor formação de filas, pois o embarque e o desembarque são feitos sem interromper a rotação”, explica Mugnaini.

Similar a uma roda de bicicleta, esse tipo de estrutura permite construir rodas-gigantes mais leves, de elevada permeabilidade visual e de grande diâmetro. Por essa razão, está presente em modelos por todo o mundo, como a Ain Dubai, a High Roller em Las Vegas, a Singapore Flyer e na icônica London Eye.

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »