VOCÊ ESTÁ LENDO

Forró inicia processo de registro como Patrimônio ...

Forró inicia processo de registro como Patrimônio Cultural do Brasil

Nos país em atrativos culturais, o Brasil comemora nesta sexta-feira (05.11) o Dia Nacional da Cultura. Repleto de patrimônios das artes que envolvem música, arquitetura, literatura, história e artesanato, o país possui regiões que encantam pelo seu ritmo, como é o caso do Nordeste com o seu tradicional Forró. A dança deve virar em breve Patrimônio Cultural do Brasil, já que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo, iniciou hoje o processo para o registro do bem “Matrizes Tradicionais do Forró”.

O pedido foi apresentado pela Associação Balaio do Nordeste e pelo Fórum Forró de Raiz da Paraíba, recebendo ainda o consentimento, por meio de abaixo-assinado, de 423 forrozeiros de todo o país. Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, a inclusão desse ritmo no rol do Iphan é mais do que justo, já que ele movimenta milhões de turistas por ano para o Nordeste e traz uma grande carga de história e de expressões culturais desse povo.

O forró, assim como o choro, o frevo e o samba, definiu-se nos bailes e festividades populares, num ambiente de ampla participação e de contatos físicos e culturais. Este ambiente é tema de letras de sucessos de meados do século XX, como “Asa Branca”, “Forró em Limoeiro” e tantos outros. A própria existência destas gravações de sucesso mostra também que o ritmos e autonomizou em relação ao contexto mencionado.

*Fonte: Mtur

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »