VOCÊ ESTÁ LENDO

A importância da rede de apoio em uma experiência ...

A importância da rede de apoio em uma experiência internacional

“Viajar faz bem e quanto mais longe, melhor!” É o que aponta o estudo conduzido por pesquisadores da University College de Londres (UCL), do Reino Unido. Entre as diversas opções de viagens, muitos jovens optam por realizar um intercâmbio e ter sua primeira experiência atrelada aos estudos, às novas culturas e aos costumes. Em 2022, mais de 436 mil estudantes realizaram intercâmbio, consolidando o mercado com uma crescente de 13% em comparação a 2019, no período pré pandêmico, aponta pesquisa Selo Belta (Associação das Agências Brasileiras de Intercâmbio). apoio

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, compartilhar momentos bons com outras pessoas cria um efeito dominó de energias positivas. Até que o estudante se estabilize no país de destino e se conecte com os seus moradores, é indicado que o jovem conte com uma rede de apoio, não apenas para momentos incertos, mas para vivenciar o que de melhor pode ser oferecido.

“Quando um jovem busca uma experiência internacional, é de extrema importância trabalhar a saúde mental antes de embarcar, principalmente quando envolve intercâmbios de longa duração. Ao contar com uma rede de apoio, a viagem se torna mais leve, pois o jovem sabe que há um amparo e que não está sozinho. Vale ressaltar que a rede de apoio tem um papel fundamental nessa etapa da vida e que não se restringe apenas ao apoio emocional, mas para sanar dúvidas, problemas e, também, para propiciar mais segurança e confiança ao intercambista”, aborda Alexandre Argenta, presidente da Belta.

Selo Belta

Nem todos os países têm uma grande preocupação com a saúde mental como o Brasil, sendo tabu em muitos lugares. A pesquisa Global Health Service Monitor, feita pela Ipsos (empresa de pesquisa e de inteligência de mercado) em 34 países espalhados por todos os continentes, apontou que o Brasil está entre os países que a preocupação com a saúde mental atinge níveis mais altos, ficando atrás apenas Suécia (63%), Chile (62%), Irlanda (58%), Portugal (55%), Espanha (51%) e Estados Unidos (51%).

Argenta ressalta que a rede de apoio é tão importante que os agentes Selo Belta estão preparados para dar apoio mental, atendimento 24 horas, sanar dúvidas e, caso tenha algum problema burocrático, os profissionais irão auxiliar em todo processo para o intercâmbio ocorrer conforme as expectativas do estudante, no pré, durante e pós-plano estudantil.

Além disso, em algumas agências com Selo Belta dispõem encontros preparatórios com os alunos que irão realizar High School – ensino médio americano considerado o 3º programa mais procurado entre os estudantes, para que antes da viagem tenham uma ideia de como é morar em um país desconhecido, sem os amigos, os pais e com uma nova família.

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim 

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Assim 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »