VOCÊ ESTÁ LENDO

Aquela mistura espanhola em Astúrias

Aquela mistura espanhola em Astúrias

Se viajar é uma busca constante pelo conhecimento, é também uma experiência que promove uma série de descobertas, tanto de sentimentos, como aquele em frente à Torre Eiffel pela primeira vez, como de sabores, como os desfrutados em destinos como a Itália. A única certeza é que a bagagem voltará repleta de memórias. Na Espanha, o Principado de Astúrias é um desses lugares onde a expectativa é superada com uma gastronomia rica em ingredientes e em combinações tentadoras. Entre os ilustres personagens desta cozinha, estão as andaricas, caranguejos consumidos quando adquirem a tonalidade avermelhada, e o fabes, o feijão asturiano famoso em todo Principado. Com o primeiro, o mais comum é fazer saladas, enquanto a segunda matéria prima dá vida à consagrada fabada asturiana, uma espécie de feijoada com feijão branco. Contudo, nenhum produto local tem tanta fama e respeito como a sidra asturiana, que induz toda região a ter a bebida como uma cultura permeada de costumes próprios, como, por exemplo, bebê-la somente em suas fábricas, restaurantes ou estabelecimentos com selos de autenticidade, caso da Casa Fermín, situada em Oviedo, e da Casa Gerardo, em Prendes. Independente da escolha – fartar-se com essas comidas típicas em casa ou em um restaurante – a única ordem é desembarcar em Astúrias no próximo voo. Para te dar água na boca, a BTN selecionou alguns astros da cozinha asturiana.

SALMÓN DEL RÍO EO CON PATATAS (Salmão do rio Eo com Batatas)
O que leva: Salmão, batatas, limão, pimentão vermelho, cebola, sal e salsa
Como se prepara: descasque e corte em fatias as batatas. Fatie o pimentão. Acomode as batatas, os pimentões e as cebolas em tiras, esprema o limão por cima e coloque sal. Leve ao forno. Quando os legumes estiverem quase prontos, adicionar o salmão e assar por mais seis minutos. Quando estiver pronto incluir a salsinha para servir.

PATATAS RELLENAS (Batatas Recheadas)
O que leva: batatas, presunto, cebola, tomate, pimenta, ervilhas, migalhas de pão, ovo, vinho branco, azeite, sal e farinha de trigo
Como se prepara: frite a cebola picada, e reserve duas colheres. Adicione tomate pelado. Cozinhe as ervilhas enquanto isso e descasque as batatas. Coloque as ervilhas na panela com o tomate, e depois use essa mistura para rechear as batatas. Cubra as batatas com ovo batido e o pão, depois frite-as em óleo abundante. Numa frigideira use o restante da cebola para fritar o presunto e uma colher de farinha de trigo. Polvilhe com o vinho, acrescente as batatas e complete com o vinho.

FRISUELOS (Panquecas)
O que leva: ovos, leite, farinha, açúcar, azeite e sal
Como se prepara: bata os ovos com uma pitada de sal e adicione o leite. Aos poucos coloque a farinha e o açúcar. Aqueça a frigideira com o azeite. Coloque uma concha da mistura, frite de um lado e após dourar, frite do outro. Recheie com creme e polvilhe açúcar na hora de servir.

DULCE DE MANZANA (Doce de Maçã)
O que leva: maçãs, limão, açúcar e baunilha
Como se prepara: Cozinhe todos os ingredientes conjuntamente por cerca de uma hora, até que todo líquido seja reduzido. Após o cozimento coloque em taças de sobremesa.
DULCE DE MANZANA CREDITO Kelly Garbato

ARROZ COM LECHE (Arroz com Leite)
O que leva: arroz, manteiga, açúcar, canela, limão e leite
Como se prepara: cozinhar o arroz normalmente, em fogo baixo com água, e deixar que a água baixe até quase secar. Acrescentar o leite previamente cozido com o açúcar, a canela e a casca de limão, deixando cozinhar por uma hora. Colocar a manteiga e deixar cozinhar até que se tenha a textura do creme de leite.

CALDERETA DE MARISCOS (Calderada de Mariscos)
O que leva: lagosta, azeite de oliva, alho, folha de louro, conhaque, cebola, caldo de peixe, tomates e pimentão
Como se prepara: em uma panela de barro cozinha-se o azeite, com a cebola picada, o alho e a folha de louro. Parcialmente fritos, coloque-se então os tomates e o conhaque compondo um molho, ao qual é acrescido a lagosta picada. Após cinco minutos, coloque o caldo de pescado, salsa picada, alho e amêndoas.

MERLUZA A LA SIDRA (Pescada a La Sidra)
O que leva: merluza (ou tamboril), gema, limão, cebola, alho, molho de tomate, caldo de peixe, sidra, azeite de oliva, farinha, salsa e sal
Como se prepara: Salpique as fatias de merluza com limão e reserve por alguns minutos. Tire o excesso de líquido e passe os pedaços na farinha e frite-os no azeite. Em outra panela refogue o alho, a cebola e o molho de tomate. Macere a gema com a salsa e um pouco de sidra e coloque a mistura no molho, junto com o caldo de peixe e o restante da sidra. Acomode o peixe em uma panela de barro, cubra com o molho e deixe ferver por 15 minutos.
MERLUZA A LA SIDRA CREDITO John Dunford

POTE ASTURIANO (Jarro Asturiano)
O que leva: carne de porco, chosco (lingüiça asturiana), feijão branco, batatas, chouriço, salsicha, presunto, repolho e sal
Como se prepara: um dia antes o feijão e as carnes são colocadas de molho, para no dia seguinte serem cozidas com todos os demais ingredientes, exceto as batatas e o repolho. Cozinhe por uma hora, enquanto também cozinha o repolho picado. Após, uma hora acrescente o repolho e as batatas picadas ao cozido, deixando ferver por mais meia hora.

Raio-X
Província: Principado de Astúrias
Capital: Oviedo
Idioma: castelhano
Moeda: euro
Gentílico: asturiano

Para saber mais:
Visit Spain www.spain.info


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »