VOCÊ ESTÁ LENDO

Turismo representou 9,3% do PIB paulista em 2019

Turismo representou 9,3% do PIB paulista em 2019

O Produto Interno Bruto (PIB) do estado de São Paulo atingiu, em 2019, R$ 2,38 trilhões, resultado 2,5% superior ao registrado em 2018. O setor de serviços teve alta de 3,3% e a indústria, de 1%. Já a agropecuária teve queda de 1,3%. As informações são da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), vinculada a Secretaria de Governo do estado de São Paulo.

Segundo estimativas do CIET/ SeturSP, o PIB do turismo e eventos de São Paulo cresceu 5% em relação ao ano de 2019, representando o dobro da variação positiva de todas as riquezas produzidas no estado. Este valor representa R$ 222, 3 bilhões, ou 9,3% do PIB paulista.

Essa perspectiva de otimismo marcou a chegada do ano novo na economia do Estado de São Paulo. As previsões eram de crescimento econômico (indústria, comércio, serviços e agronegócios) levemente mais acentuado em 2020, com a retomada das atividades produtivas e a elevação dos níveis de emprego. O otimismo durou até o aparecimento do coronavírus. Em São Paulo, o primeiro caso oficial foi confirmado no dia 26 de fevereiro.

Dados do PIB do primeiro trimestre de 2020

O PIB paulista recuou 0,6% no trimestre encerrado em março de 2020, em relação ao trimestre anterior, já descontados os efeitos sazonais. No confronto entre os acumulados nos últimos quatro trimestres e nos quatro trimestres imediatamente anteriores, o PIB do Estado avançou 2,6%.

Neste momento, muitas cidades turísticas se preparam para a retomada. O Ministério do Turismo vem pensando em alternativas e criando ações para este período. Saiba um pouco mais do que está acontecendo aqui.

turismo-representou-9-pib-paulista


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »