Na última semana o Ministério do Turismo (MTur) divulgou o seu Planejamento Estratégico 2020-2023. Em nota, a pasta comenta que o documento “representa a entrega de uma estratégia aderente às políticas do Governo Federal e às necessidades do setor turístico”. Além de fundamentar as ações institucionais nestes próximos quatro anos, ela também poderá orientar entes estaduais e municipais no desenvolvimento do turismo local.
“O MTur buscou construir seu plano de forma democrática, envolvendo servidores e gestores, além da alta gestão”. Segundo nota divulgada para a imprensa, tal estratégia permitiu uma melhor compreensão do ambiente institucional e da estrutura implementadora. Esses dois pontos influenciam diretamente no alcance dos resultados. O processo também implicou no avanço da gestão com a concepção de uma agenda estratégica mais consistente e adequada às suas competências. Outro ponto trabalhado é o sistema de monitoramento e avaliação mais voltado para o desempenho.
Cadeia de Valor
Para melhor compreender a cadeia de valor, o Ministério elaborou o mapa de contexto institucional. Nele, é possível uma leitura de como poderá desenvolver seus macroprocessos para realizar suas entregas ao público alvo definido. Fazem parte desse grupo pessoas físicas, iniciativa privada e entes federados.
Adicionalmente, conduziu-se a análise ambiental. Nela se identificou os principais fatores internos e externos que impactam, de forma positiva ou negativa, a atividade do MTur. Essa análise lançou luz sobre quais oportunidades o órgão deve aproveitar e quais riscos deve evitar, mitigar ou reduzir, objetivando potencializar a atuação do Ministério e os resultados de suas ações.
Mapa Estratégico
Como o referencial estratégico é o principal orientador da estratégia da organização, para a declaração da missão, visão e valores, toda liderança foi envolvida na sua construção. Assim, foram definidos os objetivos estratégicos, cujos resultados pretendidos estão alinhados com o PPA 2020-2023.
Dessa forma, concluiu-se o Mapa Estratégico 2020-2023. Cabe destacar que a perspectiva de legitimidade e apoio permeia todo o mapa estratégico, garantindo a governança, o controle, a transparência, a accountability e a participação social nas políticas e ações da organização.
O desdobramento do planejamento estratégico dos macroprocessos finalísticos, em que se definem seus objetivos estratégicos, foi programado para 2020 devido ao processo de reestruturação para a integração da Secretaria Especial da Cultura (SECULT) ao Ministério.
O Planejamento foi aprovado pelo Comitê de Governança, Gestão de Riscos e Controles conforme Resolução nº 7 de 27 de maio de 2020. Acesse aqui a Resolução.