VOCÊ ESTÁ LENDO

Observatórios de Turismo pesquisam 4.200 empresas ...

Observatórios de Turismo pesquisam 4.200 empresas em todo o País

A Rede Brasileira de Observatórios de Turismo (RBOT), que congrega núcleos de pesquisas em turismo de todos os estados brasileiros,
Distrito Federal e também de diversos destinos turísticos, realizou uma pesquisa nacional com mais de 4200 empresas do segmento,
incluindo hotéis, agências de viagens, operadores de turismo, guias, bares e restaurantes, empresas de eventos e de transporte turístico,
para avaliar os impactos da Covid-19 no setor. O Centro de Inteligência da Economia do Turismo, membro da RBOT, fez a pesquisa no
Estado de São Paulo, com 1429 entrevistas.

A elaboração do questionário contou com a colaboração de todos os membros e o objetivo foi implantar um estudo único, que antecedesse as necessidades de cada região do Brasil. Os respondentes foram convidados a identificar, com foco nos meses de janeiro a abril, as consequências da Covid-19 nas atividades econômicas mais atingidas pela doença.

O estudo inédito ainda fortaleceu a atuação da RBOT como ferramenta fundamental na medição dos impactos econômicos do turismo e dos eventos, tanto em âmbito local quanto nacional.

Análise dos observatórios de turismo no estado de São Paulo

Na avaliação das empresas paulistas, a recuperação das atividades virá em 2021, segundo 51,84% dos entrevistados. Já 17,14% acreditam em uma recuperação ainda no segundo semestre de 2020. Sobre os preços dos serviços praticados, 33,10% dos empreendimentos de São Paulo optaram pela redução de valores.

Dentre as empresas de todo o Brasil, média ficou em 30,81%. As medidas imediatas mais importantes no combate aos efeitos da crise nas empresas de turismo de São Paulo foram: 21,6% remarcaram/adiaram serviços aos clientes, 20,7% realizaram alterações no quadro de funcionários (licenças, home office, demissões), 18,9% adiaram investimentos e 16,4% implantaram serviços online. Ainda, 15,8% solicitaram créditos e financiamentos em bancos.

Os observatórios de turismo membros da RBOT utilizarão as pesquisas locais para tomadas de decisão referentes aos planos de retomada das atividades turísticas.

Recuperação só acontecerá no final do ano

O número de turistas internacionais poderá diminuir de 60 a 80% em 2020 devido à pandemia da Covid-19, segundo estimativas da Organização Mundial do Turismo (OMT). O setor perdeu até o momento US$ 80 bilhões, somente nos três primeiros meses do ano.

As previsões de recuperação das receitas com atividades turísticas baseiam-se em três cenários de saída da crise: se a reabertura das fronteiras e supressão das restrições de viagens acontecerem no início de julho, teremos um impacto de -58% no setor; se a abertura for no início de setembro, -70%; e no início de dezembro, -78%.

As estimativas do turismo internacional para as Américas apontam para uma retomada de atividades no início de 2021.

observatorios-de-turismo


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »