VOCÊ ESTÁ LENDO

Champagne é Champagne

Champagne é Champagne

Como diria o ditado popular: quem é rei, nunca perde a majestade. Dessa forma se não for na tradicional Paris, o seu coração poderá ser facilmente conquistado em qualquer outro território francês, afinal, quando se está na França, a mistura de diferentes temperos conspiram para combinações sempre perfeitas. Prova disto é a pequena Champagne-Ardenne, que mesmo distante daqueles roteiros disputados que mesclam idas às grifes da Champs-Elysées, prazeres de luxo deslumbrante em Côte d’Azur ou admiração frente ao Monte Saint-Michel, garante certo primor aos seus turistas. Distante cerca de 150 quilômetros da capital francesa, a cidade tem seu acesso – mai charmoso – feito de trem TGV, aqueles de alta velocidade, em módicos 30 minutos, tempo suficiente para pensar em diferentes maneiras de desbravar a terra das verdadeiras champagnes.

Trajada ora por vias asfaltadas, ora por ruelas de paralelepípedos, a região é consagrada por cidades que levam ao mundo a mais autêntica perfeição, mesmo que em um simples gole da bebida, isto porque, estão por aqui os vinhedos de Champange – com denominação de origem controlada desde 1908 -, e os de Epernay, habitualmente chamada de Capital do Champagne. Não por acaso, em Epernay está a Avenida de Champagne, que tem nível de importância semelhante à Champs-Elysées, uma vez que é endereço certo para que um bebedor nato ou um mero curioso desfrute da textura da bebida que é comercializada em praticamente todos os casarões que surgem em sua extensão, inclusive as celebradas marcas Moët et Chandon, Perrier Jouët, Mercier e De Castellane, que compartilham seus exemplares mais vendidos, suas caves e história. No arredor da via, o charme se completa com uma seleção de hotéis que aproveitam da arquitetura de estilos clássico e renascentista para promover hospedagens dignas de rei, caso do Villa Eugene.

Se você está se perguntando que tipo de bebida encontrará por aqui, vale dizer que nos 34 mil hectares do vinhedo de Champagne – dividido entre as regiões de Montagne de Reims, La Côte dês Blancs, La Vallée de La Marne – as uvas que tem sua produção autorizada são a Pinot Noir, que salienta a suavidade das frutas vermelhas, a Chardonnay, de aroma mais refrescante, e a Pinot Meunier, presente em grande parte dos vinhos franceses. Segundo os produtores locais, a champagne de Champagne só está verdadeiramente pronta após duas fermentações e um envelhecimento que pode demorar de 15 meses a três anos. Antes disso, nada de tim tim!

Trilha de Borbulhas
Faça agendamento prévio e conheça algumas das principais produtoras de champagne dispostas pelo território de Champagne-Ardenne, de forma que as mais recomendadas são:
Champagne Vranken – Pommery
Champagne G.H. Mumm
Champagne Veuve Cliquot – Ponsardin
Champagne Taittinger
Champagne Moët & Chandon
Champagne Mercier
Champagne De Castellane
Champagne Château de Bligny
Champagne Drappier

Para saber mais:
Champagne-Ardenne Tourisme www.tourisme-champagne-ardenne.com


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »