VOCÊ ESTÁ LENDO

Capital do Piauí apresenta a Rota Turística dos Sí...

Capital do Piauí apresenta a Rota Turística dos Sítios de Teresina

Teresina, localizada no estado Piauí, vem investindo cada vez mais no seu turismo interno. E uma ação desenvolvida para reforçar esse trabalho foi o convite feito a sete agentes de turismo e comunicadores de diversos estados do país – Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Fortaleza – para conhecerem a cidade por meio de um famtour. 

O passeio, promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), ocorreu em diversos pontos turísticos do município e tem como objetivo principal fomentar a criação de pacotes turísticos através de operadoras para estimular viagens para o destino e também intensificar a economia local. 

E um dos convidados para esse projeto foi Paulo Ricardo Miranda, Diretor Nacional do Grupo Travel News. Confira abaixo o famtour. 

A chegada  

Assim que desembarcaram na cidade, no dia 13 de outubro, os convidados seguiram para o hotel selecionado pela Secretaria, o Uchôa Teresina Hotel, onde foram recepcionados por um incrível jantar de boas vindas realizado para proporcionar a integração dos participantes. 

A hospedagem, que é quatro estrelas, também foi destaque no outro dia (14) com o café da manhã, primeira refeição do dia antes de iniciar o passeio, que teve como primeira parada o Parque da Cidadania, um local repleto de natureza com um extenso gramado, quadra de futebol, pista de skate e um lindo lago.

Depois, o grupo seguiu para a Central de Artesanato Mestre Dezinho, criado com o intuito de homenagear a cultura do estado com a exposição de artes e outras produções. 

O terceiro ponto turístico que recebeu os agentes de turismo e comunicadores foi  Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada, uma das estrelas da cidade. O local, que sempre recebe visitantes, tem uma vista incrível para o Rio Poti e também para outros lugares da cidade.

Em seguida, os profissionais foram para o Polo Cerâmico do Poti Velho, que também foi desenvolvido com o objetivo de resgatar a cultura com a venda e exposição de peças de cerâmicas feitas por profissionais locais. 

O famtour passou também pelo Parque Ambiental Encontro dos Rios, que conta com um delicioso restaurante com vista para o encontro do Rio Poti e Parnaíba. Inclusive, foi lá a parada para o almoço, no Restaurante Flutuante. 

Reunião do Trade Turístico 

Após o famtour inicial, o grupo seguiu, no período da tarde, para o Auditório do Uchôa Teresina Hotel, em que se reuniram com  Marcelo Eulálio, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), representante da Micarina Meio Norte,  Eneas Barros, Coordenador de Turismo da SEMDEC e representante do hotel anfitrião para conversarem sobre o mercado da cidade e sobre a Rota Turística dos Sítios de Teresina.

Da esquerda para a direita: Paulo Petit- Kitanda Petit, Paulo Ricardo, Marcelo Eulálio – Secretário de Turismo SEMDEC, Eneas Barros- Coordenador de Turismo.

O encontro, que também teve uma rodada de negócios, apresentou diversos pacotes turísticos destinados ao município.

Após a reunião, o grupo foi convidado para jantar no Restaurante Barcelona, fundado em 1997. 

Rota Turística dos Sítios de Teresina

No outro dia (15) o famtour deu continuidade, agora pela Rota Turística dos Sítios de Teresina, que consiste em diversos destinos voltados para lazer, entretenimento e gastronomia em um raio de 27 km do centro da cidade. 

Com roupas leves e tênis, o grupo visitou:

 

 

Pensou em um lugar feito para a família brincar e passar mais tempo juntos? Então, esse lugar é a Fazendinha, um local repleto de natureza, animais (coelhos, cabras, vacas) e brincadeiras tanto para adultos quanto para crianças. 

 

Lá, o visitante poderá conhecer a Casa de Taipa, uma representação de como eram as moradias presentes no interior do estado, e futuramente a Pista de Vaquejada, que será inaugurada brevemente. 

 

Além disso, o espaço ainda tem piscina, um maravilhoso restaurante e dois chalés. A entrada custa R$ 15 e dá direito a café da manhã, acesso a piscina e restaurante. 

 

 

O segundo destino é uma empresa artesanal que conquistou destaque até internacionalmente com uma galeria em Nova York expondo e vendendo tapetes de taboa que são confeccionados em teares. O espaço tem muita cultura e história para quem deseja entender melhor o Piauí.

 

Quando a fome bater, o Kitand Petit estará esperando por você. Com uma culinária local, o local é sinônimo de bons pratos, entretenimento e espaço de lazer. 

 

Com pratos diversificados, você também encontrará uma deliciosa piscina e um bar que deixarão o seu dia ainda mais animado. 

 

Esse parque é incrível, principalmente para aqueles que adoram pedalar. Com percursos fáceis, médios e difíceis, lá você também irá encontrar: massagem, piscina com água natural, tanque de pesque-pague, bar, restaurante e bicicletas para alugar. 

E o passeio continuou por um divertido parque aquático, que ressalta as características naturais do Piauí em suas atrações, reproduzindo, por exemplo, a cachoeira do salto liso, em Pedro II-PI.

 

Para finalizar o passeio com chave de ouro, a última parada foi em um lugar delicioso, que possui vários tipos de beiju, a conhecida tapioca. Esse prato típico da região é a grande estrela do empreendimento. 

 

Um outro passeio realizado pelo grupo foi em um charmoso e confortável café, a Fazendaria Café, que tem em seu cardápio empadinha de goiaba, brownie, tapioca e pão recheado. O local funciona de segunda a sábado das 11h30 às 14h00 (para almoço) e das 15h30 às 21h00 para lanches em geral.

 

Menção honrosa: Paradise Cable Park, um lugar para praticar wakeboard, que também proporciona muito contato com a natureza. Vale a pena incluir o local no seu futuro tour. 

E para encerrar esse momento repleto de aventura, o grupo ainda foi convidado para um carnaval fora de época, a Micarina Carnaval, que ocorreu na capital com o show do famoso Bel Marques (Chiclete com Banana).

 

Para saber mais sobre o turismo em Teresina, você pode acessar o site da Secretaria de Turismo do Município.


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »