VOCÊ ESTÁ LENDO

Fortaleza: Terra do Sol celebra 294 anos

Fortaleza: Terra do Sol celebra 294 anos

Fortaleza completa 294 anos nesta segunda-feira (13.04). Uma das capitais mais quentes e badaladas do país, a cidade tem esse nome por ter se desenvolvido ao redor da Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. A região era um antigo forte holandês de Schoonenborch, construído em 1649 para impedir invasões no período do descobrimento.

A história da cidade pode ser contada em um passeio pelo centro histórico, onde estão prédios, monumentos e praças que datam o século XIX. A Catedral Metropolitana, conhecida como Paróquia São José, acolhe os visitantes com suas torres de 75 metros de altura e vitrais coloridos e imponentes. O turista pode aproveitar o passeio e conhecer o Mercado Central, um dos maiores centros comerciais de artesanato do país.

Opções culturais

A capital cearense também possui diversos atrativos culturais, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com mais de 1,5 milhão de visitantes ao ano, está entre os mais relevantes centros culturais brasileiros. No estado, é o principal ponto turístico do Ceará. O espaço abriga uma exposição fixa sobre os vaqueiros, além de mostras de arte contemporânea, planetário e cinema.

Outra opção cultural é o famoso Theatro José de Alencar. Construído em 1910, o edifício homenageia o célebre escritor cearense. O espaço também conta com uma biblioteca e uma galeria de arte, além de 800 lugares distribuídos em três andares de construção. Além desse, Fortaleza também possui o teatro e o museu do Humor que perpetua, com orgulho, o jeito alegre e “gaiato” do povo cearense.

A Terra do Sol é uma cidade viva, alegre e quente. A temperatura média anual se mantém em 26°C, clima perfeito para aproveitar as inúmeras opções de praias que a cidade oferece, como a Praia do Futuro, uma das mais badaladas, com 8km de extensão. As barracas à beira mar se tornaram, ao longo dos anos, grande referência para turistas nacionais e internacionais que buscam música e boa gastronomia.

Fortaleza, terra do sol e do turismo

A Praia de Iracema, por sua vez, um dos símbolos da capital cearense, foi batizada em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, musa do romance de José de Alencar. É o local perfeito para admirar o pôr do sol e conhecer outros pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses, aterro e espigões.

A cidade possui atrações para famílias e também para os mais aventureiros, como o Beach Park, que possui 20 mil metros quadrados distribuídos em praias, resorts e restaurantes e conta com brinquedos aquáticos para as crianças e para os mais corajosos. Para quem gosta de aventura, entre agosto e outubro ocorre a temporada de ventos, quando muitos moradores e turistas se aventuram nas ondas para praticar esportes como windsurf e kitesurf.

Outra parada obrigatória é o calçadão da Avenida Beira Mar, habitualmente procurado para prática de atividade física, passeio com a família, refeições em bons restaurantes e, claro, compras na tradicional feirinha de artesanatos. Também é uma opção se arriscar nos passos do forró, ritmo popular na região.

fortaleza-terra-do-sol-celebra-294-anos-02

A tradicional feirinha de artesanato da Beira Mar movimenta a orla de Fortaleza. (Foto: Jade Queiroz/MTur)


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »