VOCÊ ESTÁ LENDO

Divulgados os vencedores do Prêmio Braztoa de Sust...

Divulgados os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Foram anunciados no último sábado (03/12) os vencedores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2022, durante cerimônia realizada no auditório do maior aquário de água doce do mundo, o Bioparque Pantanal, em Campo Grande (MS). A premiação, promovida pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo com apoio do Ministério do Turismo, contemplou 10 vencedores (em homenagem aos 10 anos do Prêmio), além de conferir três menções honrosas.

O ministro do Turismo, Carlos Brito, ressalta a importância do prêmio para a promoção de práticas sustentáveis no setor. “O Prêmio Braztoa traz inovação para o setor e mostra como é necessário estar permanentemente criando ideias que inspirem as pessoas e que demonstrem preocupação com o futuro do turismo, além de dar força à sustentabilidade e à governança dos negócios turísticos brasileiros”, enfatiza.

Os principais premiados contemplaram desafios do mercado turístico agregando soluções sustentáveis e pensamento coletivo. Na categoria Parceiros Institucionais, foram reconhecidas três iniciativas: o Roteiro Quilombo Cultural de São Luís (MA) (@setursaoluis), que valoriza a memória quilombola; o Turismo de Base Comunitária em São Sebastião (SP) (@prefsaoseba), que busca gerar renda à comunidade caiçara por meio do turismo sustentável; e o Programa Parques Paraná, que desenvolve o turismo sustentável na região por meio da integração da comunidade com unidades de conservação ambiental.

Já na categoria Parceiros de Negócios, houve cinco ações reconhecidas: o Cafezal em Flor Turismo e Cafés Especiais, de São Paulo, que reúne gastronomia, conhecimento agrícola e a produção de cafés especiais; a Estância Mimosa Ecoturismo, de Bonito (MS) (@estanciamimosa), que oferece passeios sustentáveis, incentivando a agricultura familiar e a restauração florestal; a Florin Experience (@apiarioflorin), do Espírito Santo, que oferece cursos e visitas técnicas promovendo a apicultura na produção de alimentos sustentáveis; o Programa de Turismo Regenerativo Biofábrica de Corais (@biofabricadecorais), de Pernambuco, startup dedicada à reconstituição de recifes; e a Quinta da Estância, do Rio Grande do Sul, que promove ações de valorização da cultura regional.

Na categoria Operadores, por sua vez, houve dois vencedores: o Programa de Capacitação em Turismo Sustentável da CVC Corp, responsável por divulgar ações de desenvolvimento turístico por meio de experiências criativas, inclusivas e sustentáveis e a Ambiental Turismo, do Projeto Yaripo – Ecoturismo Yanomami (@yaripoecoturismoyanomami), projeto desenvolvido por indígenas com foco na geração de renda e na preservação ambiental.

MENÇÕES HONROSAS

As Menções Honrosas foram reservadas a três projetos. Na categoria Academia, destaque para um estudo feito pelo professor Osiris Marques, da Universidade Federal Fluminense (UFF), sobre a categorização da economia comportamental, propondo a tomada de decisões e a liberdade de escolha; e o projeto Mandioteca – Cartografia das Farinhas de Mandioca do Brasil que visa a valorização da mandioca no Brasil e promove o uso sustentável desse ingrediente por meio da gastronomia e de comunidades produtoras. Já na categoria Mídia, houve o reconhecimento de Elaine Villatoro, da “Live More, Travel More” (@livemoretravelmore), criadora de textos inspiradores e informativos sobre turismo sustentável.

O Prêmio Braztoa contou com um total de 89 inscritos, dos quais 27 se consagraram como finalistas. A seleção dos premiados ocorreu após três dias de palestras, debates, sessões de negócios e discussões sobre turismo sustentável, com a participação de diretores e associados da Braztoa, representantes do MTur, do Sebrae e da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul, entre outros.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »