VOCÊ ESTÁ LENDO

Você sabia que em 17 de setembro é celebrado o Dia...

Você sabia que em 17 de setembro é celebrado o Dia Internacional da Música Country?

O Dia Internacional da Música Country, estabelecido na década de 1950, é uma celebração anual marcada para o dia 17 de setembro. Nessa data especial, apaixonados pela música country se reúnem em festivais realizados em diversos lugares do mundo para desfrutar de apresentações ao vivo, dançar e aproveitar ao máximo a vibrante atmosfera musical.

No Mississippi, um estado com um rico legado de artistas lendários, como Rogers, Tammy Wynette e Elvis Presley, os entusiastas da música podem explorar a fascinante Trilha Musical do Condado de Mississippi. Com um mapa pontuado por marcadores históricos que se estendem por todo o estado, os fãs têm a oportunidade de seguir as pegadas de seus artistas favoritos e mergulhar nas histórias que moldaram o gênero. O site Country Music Trail oferece informações detalhadas sobre a localização dos marcadores e as narrativas por trás deles, proporcionando uma experiência enriquecedora para aqueles que desejam explorar os locais onde seus ídolos deram os primeiros passos na música.

Um dos pioneiros da Country Music Trail e um verdadeiro ícone da música country é Marty Stuart, natural de Philadélfia, Mississippi. Sua ilustre carreira inclui colaborações memoráveis com lendas como Johnny Cash e a produção de alguns dos artistas mais amados da música country. Além disso, Stuart retornou ao Mississippi para fundar o Congresso de Música Country, um espaço de 4.650 metros quadrados que abriga uma rica coleção de artefatos e recordações relacionados à história da música country. Esse local também serve como um palco para artistas consagrados e talentos em ascensão.

A música country é uma das formas de arte mais distintas e reconhecidas da cultura americana, com raízes profundas no Mississippi. Ela abraça a riqueza das letras folclóricas, músicas envolventes e baladas que exploram temas de amor e desilusão. Esse gênero musical é uma fusão de estilos e tradições culturais que começou a tomar forma há mais de um século. Jimmie Rodgers, um nativo do Mississippi conhecido como o “Pai da Música Country”, foi um dos pioneiros que estabeleceu o padrão para os artistas subsequentes, deixando um legado que impulsionou a ascensão da música country ao cenário mainstream. Sua icônica performance, estilo lírico e imagem de “Singing Brakeman” deixaram uma marca indelével na história da música country.

CountryMusic

Grandes nomes da música country americana iluminam as paradas e aparecem com força no N.C. Music Hall of Fame em Kannapolis, onde a posse de Scotty McCreery em 19 de outubro o coloca em uma lista de astros do country e do bluegrass. Com uma riqueza de memorabilias (um violino de Charlie Daniels, o uniforme Sonic Drive-In de Kellie Pickler) e uma lista reveladora (Earl Scruggs, Doc Watson e Donna Fargo junto com Randy Travis, Bucky Covington, Eric Church e outros), o salão é a primeira parada ideal em uma viagem para celebrar o espírito do Dia Internacional da Música Country.

A uma hora de carro a oeste, em Shelby, o Earl Scruggs Center aprofunda a experiência como um museu interativo, tendo o pioneiro nativo do bluegrass como estrela. Exposições interativas mostram estilos de banjo, permitem que os visitantes brinquem em um “zoológico de animais de estimação” e os convidam para uma “festa de colheita”. Shelby também abriga o Don Gibson Theatre, um local intimista que homenageia o compositor de “Sweet Dreams” e “O Lonesome Me”. A história ganha um sabor especial no Red Bridges BBQ Lodge, onde Patty Loveless já serviu nas mesas.

Wilkesboro, Raleigh e Mount Airy adicionam música ao vivo à mistura. Em Wilkesboro, os viajantes lotam o MerleFest (em abril), uma celebração de quatro dias fundada pelo falecido Doc Watson com um programa definido como “tradicional plus”. Enquanto estiverem em Wilkesboro, os fãs podem visitar o Blue Ridge Music Hall of Fame. Em Mount Airy, os amantes da música podem assistir ao concerto semanal WPAQ Merry-Go-Round e à transmissão de rádio ao vivo no Earle Theatre, que abriga o Old Time Music Heritage Hall. Os visitantes também podem se conectar com a música no Andy Griffith Museum e no Mount Airy Museum of Regional History, que apresenta Donna Fargo e o estilo musical característico da região, Round Peak. No final de setembro, Raleigh hospeda o World of Bluegrass da International Bluegrass Music Association com música em diversos locais e nas ruas.

CountryMusicHallofFame

Country Music Hall of Fame and Museum em Nashville, Tennessee.

Detalhes sobre a nova exposição aberta até junho de 2024: Eric Church: Country HeartRestless Soul, apresentado pela Gibson.

O Country Music Hall of Fame and Museum explora a vida e a carreira do 10 vezes indicado ao Grammy e vencedor do prêmio CMA Entertainer of the Year, Eric Church, em sua mais nova exposição, Eric Church: Country Heart, Restless Soul, apresentada pela Gibson. A exposição narra o caminho único de Church até o estrelato, desde seus primeiros anos fazendo shows noturnos em bares e escrevendo músicas em Nashville até sua proeminência como uma das vozes mais autênticas da música country e como um reverenciado quebrador de regras. A exposição, que encerra em junho de 2024, está incluída no ingresso do museu.

Curiosidade: Elvis Presley gravou mais de 240 músicas no Historic RCA Studio B em Nashville, incluindo grandes sucessos como “Are You Lonesome Tonight” e “It’s Now or Never”.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »