Capital do entretenimento

A capital paulista é o polo cultural do Estado, onde turistas do mundo todo tem a oportunidade de conhecer obras de artistas renomados e objetos de relevância histórica patra a cidade e para o Brasil.

Saiba mais sobre alguns dos mais importantes museus de São Paulo e descubra porque você não pode deixar de visitá-los.

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, conhecido também como Museu do Ipiranga ou simplesmente Museu Paulista, é parte do conjunto arquitetônico do Parque da Independência, localizado na zona sul da cidade. É um dos monumentos mais visitados da capital. Abriga objetos, mobiliário e obras de arte com relevância histórica, muitas delas relacionadas à independência do país. Uma das obras mais conhecidas de seu acervo é o quadro Independência ou Morte, feito em 1888 pelo artista plástico Pedro Américo. O edifício tem 123 metros de comprimento e 16 metros de profundidade com uma profusão de elementos decorativos e ornamentais. O estilo arquitetônico, eclético, foi inspirado em um palácio renascentista, muito rico em ornamentos e decorações.

Memorial do Imigrante

A Hospedaria do Imigrante foi criada preservar a documentação, e resguardar a memória e os objetos pessoais de imigrantes que vieram para o Brasil em busca de trabalho ou simplesmente fugindo de uma situação difícil em seus países. Instalado em um dos poucos edifícios centenários da cidade, o museu ocupa parte da antiga Hospedaria, um imponente complexo, construído entre 1886 e 1888 no bairro do Brás, para receber os imigrantes e encaminhá-los profissionalmente. De 1882 a 1978, passaram por ali mais de 60 nacionalidades e etnias. Além do trabalho de divulgação destas histórias, há também a recuperação dos carros de madeira da antiga São Paulo Railway. Dois deles estão restaurados, sendo um carro de bagagem, correio e chefe de trem, de 1914, e outro de passageiros, 2ª classe, de 1931.

Museu de arte moderna

No coração de São Paulo, a avenida Paulista, fica o Museu de Arte Moderna (MASP). Que tem seu acervo tombado pelo Patriomônio Histórico e Artístico Nacional. Possui atualmente cerca de 8.000 peças. As pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas mercem destaque. O visitante pode apreciar a arte de Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall. Possui também uma grande coleção de pinturas da escola portuguesa, espanhola e flamenga, além de artistas ingleses e latino-americanos, como Diego Rivera. Dentre a coleção de artistas brasileiros, destacam-se Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior. Também destacam-se os bronzes de Rodin, as peças de Ernesto di Fiori e Victor Brecheret, entre outras obras.

Museu de Arte Sacra de São Paulo

Uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Localizada próxima ao Mosteiro da Luz. O Museu de Arte Sacra é a única edificação colonial do século 18 em São Paulo a preservar seus elementos, materiais e estrutura originais. Abriga um dos mais importantes acervos de arte sacra do Brasil, com peças recolhidas de antigas igrejas de todo o país. A coleção reúne obras brasileiras e estrangeiras produzidas a partir do século 16, com especial ênfase na imaginária do período colonial e várias obras de artistas exponenciais como Aleijadinho, Frei Agostinho, Mestre Valentim, Mestre Ataíde, Almeida Júniore Benedito Calixto.

Pinacoteca do Estado

Pinacoteca, em latim, quer dizer sala que contém quadros. Assim é a Pinacoteca do Estado de São Paulo, um dos mais importantes museus de arte do país. Projetado por Ramos de Azevedo e Domiziano Rossi, o prédio foi construído em 1911 abriga um dos maiores e mais representativos acervos de arte brasileira, com quase oito mil peças abrangendo majoritariamente a história da pintura brasileira dos séculos 19 e 20.

Destaca-se também a Coleção Brasiliana, integrada por trabalhos de artistas estrangeiros atuantes no Brasil ou inspirados pela iconografia do país, além da Coleção Nemirovsky, com um expressivo conjunto de obras-primas do modernismo brasileiro. Também conserva um núcleo de pinturas e esculturas oitocentistas européias, além do gabinete de obras sobre papel.

Para saber mais www.spturis.com 

Por Fernanda Mendonça

FOTOs: © divulgação


Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »