Todos amam João

Que tal sentar-se em uma mesinha a beira mar e delicadamente saborear cada grão do delicioso arrumadinho – prato à base de feijão verde, farofa e carne de sol -, enquanto lá no horizonte o mar dança em perfeita harmonia com os raios do sol? Nem pense em desconfiar que tal cena se baseia em uma fantasia, ou um sonho. Aqui, em João Pessoa, capital e principal cidade do Estado da Paraíba, a descrição além de possível, pode-se dizer que é bastante corriqueira. E tudo vai além quando se tem a informação de que por esta região, o verão nunca descansa, e convida a todos que chegam aqui a desfrutarem de seus 24 quilômetros de orla, incluindo o ponto mais oriental das Américas, localizado no Farol do Cabo Branco, situado na praia homônima a ele. Aliás, do alto dos quarenta metros do Farol do Cabo Branco, fundado em abril de 1972, você é abraçado pelas belas paisagens naturais de todo o entorno. Sabendo disso, vai dispensar?
INTERNA2
Região de Cabo Branco

Fundada em 1585, João Pessoa é uma cidade para ser explorada desde as primeiras horas da manhã, afinal, denominada Porta do Sol, aqui o sol brasileiro nasce primeiro e, ao longo do dia, brilha intensamente sendo responsável pela harmonia dos cenários naturais, bem como, pela cor morena que tomará conta da sua pele. As horas iluminadas podem ser aproveitadas nos arredores do Parque Solon de Lucena que agrega diversas espécies da Mata Atlântica, desenho do paisagista Burle Marx e exemplares de bambuzal e de pau-d’arco. Ou como alternativa atraente surge o Centro Histórico da cidade, que guarda a art nouveau da Praça Antenor Navarro, bem como, chama a atenção para os detalhes da arquitetura colonial remanescente do Centro Cultural São Francisco, que foi construído em 1589 e, até os dias de hoje surpreende pela complexidade de seu estilo barroco. Não por acaso, todos os edifícios do Centro Histórico são tombados pelo Iphan como patrimônio histórico.
INTERNA
Por do sol se soma à apresentação de violino

Com o som da brisa do mar tocando os ouvidos, a melhor pedida é mergulhar nas águas de praias urbanas como Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Uma vez nessas redondezas, é imprescindível aproveitar a boa vibração que se espalha pelos bares e restaurantes onde são servidos pratos à base de frutos de mar, ou onde se desfruta daquela alegria de dançar o famoso forró pé de serra. Antes que as luzes solares se despeçam por completo, o ponto de encontro é na praia do Jacaré, cenário para um espetáculo natural que mescla o por do sol com a apresentação do Bolero de Ravel num violino. O momento é especial e para lá de inesquecível.

Raio-X
Estado: Paraíba
Capital: João Pessoa
População: 723.514 mil
Gentílico: pessoense
Clima: tropical

Para saber mais:
www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/setur


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »