Viajar é um investimento?

Além de provocar uma extensa crise sanitária, a pandemia do novo coronavírus também impactou a economia de diversos países causando a paralisação de diversos setores, principalmente o turismo. Empresas precisaram se reinventar e traçar estratégias para tentar conter o efeito desse período tão complicado e que gerou um efeito dominó. E agora? Como recuperar os prejuízos e iniciar uma nova etapa? Como lidar com a alta do dólar?  Para responder essas perguntas e muitas outras, o Seu Podcast de Turismo conversou com Kenio Fonseca, professor, palestrante e assessor de investimentos da Ethimos, um dos maiores escritórios da XP Investimentos. Com especializações em Finanças e Economia.

Quando os preços sobem e os produtos ficam mais caros, o primeiro item a ser cortado da lista de gastos é o lazer. Porém, você sabia que é possível conter gastos e ao mesmo tempo se divertir? Pois é, quando você controla as suas finanças, aquela viagem tão esperada com a família, amigos ou até mesmo sozinho, pode virar realidade.

Com a alta do dólar e a falta de vacinas, viajar para o exterior ainda é um processo complicado para quem vive no Brasil, mas isso não quer dizer que momentos alegres, de descobertas de novas culturas e belos lugares não possam acontecer. Uma alternativa incrível é investir no turismo regional, prática que não é apenas positiva para o viajante, mas também para a própria economia.

“Não há duvidas de que o turismo será um dos principais agentes para a retomada do crescimento econômico dos estados. A circulação do dinheiro em hotéis, restaurantes, bares e outros pontos irá promover um aquecimento desse setor e também irá passar segurança para grandes investidores, principalmente os investidores de outros países”, diz Kenio Fonseca, planejador financeiro e palestrante da Ethimos Investimentos.

3 dicas financeiras para quem quer viajar:

E para quem quer colocar o pé na estrada, Kenio Fonseca ressalta três pontos fundamentais.

“Antes de tudo, é necessário ter um projeto, saber para onde vai, o que pretende fazer, se quer fazer compras, onde vai comer, tudo isso é essencial para não ultrapassar o orçamento. Em segundo lugar, procure um assessor financeiro, uma boa opção é o turista fazer investimentos atrelados ao dólar, não apenas ficar esperando que a sua cotação diminua, pois assim o seu recurso irá se multiplicar. E, por fim, aplique o seu dinheiro com sabedoria e estratégia”, detalha o planejador financeiro.

Quer saber mais sobre finanças e turismo? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

 

Play

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »