VOCÊ ESTÁ LENDO

Técnicas para você relaxar em casa

Técnicas para você relaxar em casa

Se adaptar a uma nova rotina sempre causa estresse, principalmente se é uma adaptação forçada, como essa que o mundo está vivendo por causa da pandemia.

Porém, é importante respirar fundo e relaxar, sempre colocando a sua saúde em primeiro lugar, já que o estresse e ansiedade podem gerar diversos problemas que vão do emocional até o físico. 

De acordo com a pesquisa realizada pelo professor Alberto Filgueiras, do Instituto de Psicologia da Universidade do Rio de Janeiro, o estresse e ansiedade tiveram um aumento de 80% neste período. Dados que são explicados pela paralisação das atividades, principalmente remuneradas, pela incerteza e medo do futuro e pelo isolamento social, que também causa fadiga.

Dessa forma, para não deixar se abater ainda mais por essa situação, é necessário relaxar, sensação que pode ser estimulada por meio de técnicas simples. 

1- Respiração diafragmática

Sendo uma das técnicas mais conhecidas do mundo, o respirar fundo acompanha os seres humanos desde o seu nascimento. A técnica é fácil e consiste em aumentar a oxigenação do organismo por meio de inspiração e expiração. 

Para executá-la, inspire pelo nariz e expire pela boca entre 5 e 10 vezes de modo lento e profundo. Sempre esvaziando totalmente os pulmões quando for inspirar novamente.  

2-Relaxamento muscular progressivo

Para reduzir a tensão muscular, contraia e relaxe todos os músculos do corpo. Primeiro, comece pelo rosto, depois vá para o pescoço e, em seguida, relaxe os ombros. 

Depois, passe para os braços e mãos, sempre alternando com a contração e relaxamento das pernas, que podem ser alongadas com pulos. 

Para finalizar, relaxe as costas com ajuda dos braços que devem ser colocados em formato de cruz; em seguida inspire e expire para relaxar o tórax; encerrando com o tensionamento e distensão dos músculos do estômago e dos glúteos. 

3- Pensamentos positivos

Pode até parecer meio bobo, mas os pensamentos têm total influência sobre o nosso corpo. Por isso, tire um momento do dia para pensar em coisas boas, como aqueles bons momentos que você passou ao lado de pessoas que gosta.

4- Faça o que ama

Quando o estresse apertar, coloque a sua música preferida; coma aquela comida que tanto ama; assista um filme que te faz sentir coisas boas ou converse com aquela pessoa especial. O importante é se sentir bem.

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »