VOCÊ ESTÁ LENDO

Resiliência: como lidar e alinhar as emoções em te...

Resiliência: como lidar e alinhar as emoções em tempos de pandemia

O ano de 2020 não está sendo fácil para o mundo. Além da pandemia do novo coronavírus, que desequilibrou a sociedade e o cotidiano de milhares de pessoas, vários acontecimentos ao redor do mundo têm preocupado e atingido não só a visão de mundo dos seres, mas também as suas emoções. E para falar sobre como lidar e alinhar os  sentimentos em tempos de quarentena, o Seu Podcast de Turismo conversou com o Sheik Jihad Hammamed – palestrante, historiador e cientista social.

Sheik Jihad Hammamed – palestrante, historiador e cientista social.

A falta de contato humano ocasionada pelo isolamento social é um dos grandes problemas que o homem precisa enfrentar neste momento. Isso porque a falta de interação aumenta os níveis de cortisol, hormônio do estresse, que desencadeia o sentimento de solidão e, consequentemente, a depressão, de acordo com os especialistas.  Outro problema emocional muito frequente atualmente é o luto, tristeza profunda por causa da morte de algum familiar, amigo, vizinho ou conhecido. A sensação de ver pessoas importantes partindo, principalmente em decorrência do coronavírus, aumenta o medo e a ideia de que tudo está perdido, que não há mais esperanças.

“Em cada dificuldade há uma oportunidade. Qual é a oportunidade agora? É aprender o que levou a esse problema e evitá-lo novamente. Essas tristezas que estão acontecendo hoje são consequência de algo que alguém fez no passado. E para superar isso é preciso se agarrar em nossa fé, além da meditação, prática que nos prepara para as adversidades”, diz o Sheik Jihad Hammamed.

A resiliência

Com a crise humanitária, a taxa de desemprego disparou, importantes setores econômicos entraram em recessão e planos que tinham sido programados anteriormente tiveram que ser desfeitos. Todos esses acontecimentos acabam desmotivando e desequilibrando sonhos, metas e emoções.

Diante dessa situação, é preciso que o individuo adicione no seu cotidiano uma palavra: resiliência, termo que expressa a capacidade do ser de lidar com os problemas, adaptar-se a mudanças e resistir as pressões de situações adversas, sempre tentando enxergar o melhor lado da situação para que possa planejar como irá confrontá-la.

“Focar em uma rotina produtiva é o primeiro passo para conseguir superar este momento e não ficar desmotivado. Outra ação importante é alimentar a nossa espiritualidade com boas notícias, bons livros e com os pensamentos positivos que surgem da nossa fé”, destaca o Sheik. “Não podemos nos deixar derrotar facilmente, temos que reagir e continuar, pois a sociedade precisa da gente”, diz o cientista social.

Quer saber mais como lidar com seus sentimentos e emoções durante este período? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

Play
Play

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »