VOCÊ ESTÁ LENDO

Plano de trabalho para gestores do PRT é apresenta...

Plano de trabalho para gestores do PRT é apresentado pelo MTur

Para orientar os gestores do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) sobre a elaboração de um plano de trabalho, o Ministério do Turismo disponibilizou um tutorial. O documento, que pode ser acessado aqui, explica as etapas necessárias para a construção do documento. Entre os pontos abordados, estão a definição de metas, objetivos e indicadores.

A iniciativa visa facilitar o entendimento do processo de elaboração. O tutorial também ressalta a importância do documento para o desenvolvimento de estratégias e ações a serem alcançadas para o avanço das políticas públicas de turismo.

“Um plano de trabalho é essencial para nortear as ações que estão sendo desenvolvidas. Por isso, estamos discutindo e cogitando incluir esse documento como critério obrigatório para estados e regiões na atualização do Mapa do Turismo para o próximo ano”, comentou Hercy Filho, secretário de Estruturação do Turismo substituto. “Estamos acompanhando os desdobramentos da pandemia do novo coronavírus. Assim, poderemos estabelecer novas regras”.

Definições do plano de trabalho

A inclusão do plano de trabalho como um critério para o Mapa do Turismo Brasileiro 2021, assim como as adequações do Sistema de Informação do PRT, seriam apresentadas e discutidas na 33ª Reunião Nacional dos Interlocutores. O evento estava planejado para ocorrer no início deste mês, em Belém (PA). Por conta da pandemia, a reunião presencial foi reformulada e dividida em cinco encontros virtuais por macrorregiões. A conversa foi realizada na semana passada entre os dias 22 e 24 de abril.

Durante os encontros, representantes do MTur e gestores do PRT também analisaram as novas diretrizes de regionalização e discutiram outros pontos a serem incluídos. Entre os tópicos abordados, estão:

  • a disposição das Instâncias de Governança formalizadas (com a participação do setor público, privado e do terceiro setor);
  • a comprovação dos Conselhos Estaduais de Turismo;
  • a autonomia das Unidades da Federação com critérios e calendários próprios.

Governanças PRT

A coordenação-geral de Mapeamento e Gestão Territorial (CGMT) do MTur criou um espaço no portal do PRT para mostrar a evolução das governanças do PRT. “Precisamos destacar as ações realizadas pelos atores da Regionalização que, desde 2018, vêm atuando fortemente no desenvolvimento de trabalhos importantes para as políticas públicas de turismo no país”, ressalta Ana Carla Moura, coordenadora-geral da CGMT.

plano-de-trabalho-para-gestores-do-prt-apresentado-mtur


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »