VOCÊ ESTÁ LENDO

Jujuy na Argentina pelas montanhas coloridas, dese...

Jujuy na Argentina pelas montanhas coloridas, desertos de sal e passeios com lhamas

Jujuy na Argentina, é certamente uma das mais belas regiões do país. Localizada no extremo norte da Argentina, Jujuy oferece paisagens deslumbrantes que vão desde montanhas coloridas até desertos de sal, passando por campos de cactos, ruínas incas e vales verdes onde os turistas passeiam ao lado das simpáticas lhamas.

San Salvador de Jujuy, a capital da província, tem vôos diretos a partir de Buenos Aires, e dali pode-se partir para diversos destinos. Um dos preferidos é Quebrada de Humahuaca, considerada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Trata-se de um grande vale cercado por montanhas que ultrapassam os 3.000 metros de altitude. Nessa região estão preservados não somente a natureza, mas também muito da cultura dos povos que viviam na região antes da chegada dos espanhóis. As formações geológicas ali são nada menos que espantosas. A região foi sendo moldada ao longo dos séculos com a erosão das montanhas andinas, os movimentos tectônicos e a sedimentação, ao longo de 600 milhões de anos. O efeito visual de toda essa atividade geológica são paisagens como o Cerro de los Siete Colores (Montanha das Sete Cores), na cidade de Purmamarca, uma localidade que ainda conserva a arquitetura tradicional da região, com casas feitas de adobe e tem uma feira imperdível para quem gosta de artesanato regional.

jujuy_montanhas
A cidade que costuma ser escolhida como base para explorar a Quebrada é Tilcara, localizada a 2.465 metros de altitude. Pequena e quieta, Tilcara tem ruínas pré-colombianas que foram restauradas por arqueólogos, vizinhas de paisagens impressionantes com campos de cactos aos pés das montanhas. Além disso, é possível fazer passeios pelas trilhas conduzindo as lhamas da mesma maneira que os nativos faziam antes da chegada dos colonizadores, enquanto os guias contam detalhes sobre a cultura local. Uma experiência para quem gosta de viver longe do turismo de massa. A culinária regional é uma atração à parte, com humitas – que lembram a nossa pamonha, mas são salgadas e levam diversos ingredientes e temperos – e empanadas para todos os gostos.
A 66 km de Tilcara fica um outro destino impressionante e também pouco conhecido dos brasileiros: as Salinas Grandes, um deserto de sal com 212 km2. Elas foram formadas a partir de um lago de água salgada que evaporou há cerca de 5 milhões de anos. O resultado é uma paisagem de imensidão branca impressionante, recortada por olhos d’água azul e temperada por uma paz incomparável. No início do mês foi inaugurado ali o Pristine Camps, um “glamping” (mistura de “glamour” com “camping”), um tipo de pousada boutique onde o hóspede pode dormir em estruturas high-tech equipadas com cama king size e desfrutar de experiências gastronômicas coordenadas pela chef Mariana Garcia del Rio.

Como chegar em Jujuy na Argentina

Pode-se chegar a San Salvador de Jujuy a partir de diversas cidades brasileiras, fazendo uma conexão em Buenos Aires ou em Córdoba.

Onde ficar

San Salvador de Jujuy é a capital da província e possui opções de grandes hotéis como Howard Johnson e El Arribo, spas como o Termas de Reyes, e até hostels. Tilcara tem hospedagens de qualidade e ótimos preços, entre os quais hotéis como Las Marias, Cerro Chico, Las Terrazas e Patio Alto. Também tem hostels como Waira, Albahaca, Tilcara e Alta Montana. Em Purmamarca há o Manantial del Silencio, uma pousada boutique que já recebeu a rainha da Holanda. Tambem Termas de Reyes, perto de San Salvador. E para quem quer viver uma verdadeira experiência nas Salinas Grandes, há o Pristine Camps.

Onde comer

em San Salvador de Jujuy há restaurantes como o Viracocha, que tem inclusive opções veganas, e o Manos Jujenas Comidas Regionales, que preserva a tradição gastronômica regional. Em Tilcara, há ótimas opções que seguem as tradições regionais, como o Khuska Resto Bar, o El Nuevo Progreso 1917 e o La Picadita.

Para mais informações, visite: Argentina Turismo.


Journalist and Tv Host

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »