VOCÊ ESTÁ LENDO

Ilha do Campeche implementa energia solar nas suas...

Ilha do Campeche implementa energia solar nas suas operações

A Ilha do Campeche, que fica localizada em Florianópolis/SC e é conhecida popularmente como o Caribe brasileiro, agora conta com energia limpa e renovável. A Associação Couto de Magalhães de Preservação da Ilha do Campeche (ACOMPECHE), que auxilia na conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do local, está utilizando painéis fotovoltaicos da Intelbras , indústria catarinense desenvolvedora de tecnologias; a solução foi instalada pela conterrânea Setta Sul – Soluções Sustentáveis. Com a nova fonte de energia, o uso do gerador a diesel foi praticamente extinto, sendo que a ação deixará de liberar anualmente 4,2 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

A ACOMPECHE possuía um sistema fotovoltaico que abastecia parte da ilha desde 2006, mas o equipamento acabou ficando defasado com a evolução da tecnologia no setor. Sendo assim, a busca por uma solução que fosse capaz de atender toda a ilha de forma eficiente iniciou no final de 2019 e, enquanto isso, a geração de energia estava sendo realizada por um gerador a diesel. Após pesquisa de mercado por fornecedores, a associação decidiu pelas soluções em energia solar disponíveis no portifólio da Intelbras, empresa que investe em expansão sustentável através de soluções fotovoltaicas, contribuindo assim para a construção de um planeta mais limpo e sustentável.

O uso de diesel, que era a principal fonte de energia antes da instalação dos novos painéis solares, foi consideravelmente reduzido, ele só é usado pontualmente quando há muitos dias seguidos de chuva e/ ou com pouca incidência de luz solar.

Além do benefício ambiental, a solução solar trouxe economia financeira, já que o custo mensal do sistema de energia é menor do que o valor gasto anteriormente com o gerador a diesel. Com o valor economizado, a ACOMPECHE está realizando melhorias internas e adquirindo equipamentos que auxiliam no trabalho de manutenção e conservação da infraestrutura.

A Ilha do Campeche foi tombada como Patrimônio Arqueológico Nacional nos anos 2000 e possui registros de ocupação de tribos primitivas que viveram há mais de 5 mil anos no território paradisíaco. Desde 1940 a ACOMPECHE, auxilia na conservação do patrimônio histórico, cultural e ambiental do local, que também serve como ponto de apoio para turistas e pesquisadores que desembarcam na região.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »