VOCÊ ESTÁ LENDO

Encontro online promove oficina para impulsionar t...

Encontro online promove oficina para impulsionar turismo gastronômico no Brasil

A partir dessa segunda-feira (24.05) especialistas em turismo e gastronomia de todo o país se reúnem para discutir desafios e oportunidades para fortalecer e impulsionar o turismo gastronômico brasileiro. De forma inédita, a programação contará com experiências inspiradoras no Brasil e em Portugal que devem contribuir para o aperfeiçoamento do Programa Nacional de Turismo Gastronômico. A iniciativa é do Ministério do Turismo em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB).

O encontro online ocorrerá entre os dias 24 e 28 de maio. A abertura da oficina “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil” poderá ser acompanhada pelo público em geral por meio do canal no YouTube da TV IFB, de forma gratuita. Para acompanhar a transmissão na próxima segunda-feira, entre 09h30 e 11h, clique AQUI.

No Brasil, a gastronomia movimenta cerca de R$ 250 bilhões por ano, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). E é um dos itens mais bem avaliados por estrangeiros em visita ao Brasil; 8 em cada 10 turistas internacionais aprovaram a gastronomia brasileira em 2019, segundo estudo realizado pelo Ministério do Turismo com visitantes internacionais (Demanda Turística Internacional). Este fato, por si só, já demonstra o potencial do Brasil para atração de mais estrangeiros no cenário pós-pandemia.

Programação

A abertura oficial da oficina ocorre na segunda-feira (24.05), às 09h30, com transmissão pela TV IFB no YouTube. Na ocasião, foram convidados o chef Paulo Machado, idealizador do projeto Brasil Food Safaris, e o português Nuno Nobre, criador e curador de uma série de projetos gastronômicos.

Em sua participação, Nuno Nobre abordará os ecossistemas portugueses a partir de projetos e festivais gastronômicos. Entre os projetos idealizados ou que contaram com a curadoria de Nuno Nobre estão Go Foodies, Festival Internacional Ouriço-do-Mar e À Mesa com as Aldeias do Xisto. Ele também é diretor da Pós-Graduação em Turismo Gastronômico e da Pós-Graduação em Cozinha Avançada da Universidade Lusófona de Lisboa, em Portugal.

Já o brasileiro Paulo Machado irá compartilhar o case do “Brasil Food Safaris”, projeto vencedor da categoria Melhor Atração do Patrimônio Cultural no WTM Latin America 2021. O chef brasileiro é mestre em hospitalidade, pesquisador e chef-proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado, além de autor do livro “Cozinhando Pantaneira, Comitiva de Sabores”.

A oficina, que segue até 28 de maio, reunirá ainda representantes da sociedade civil, setor público e privado, especialistas regionais e nacionais. Participam também chefs de cozinha, curadores de eventos e festivais gastronômicos, organismos multilaterais e de cooperação, personalidades da gastronomia, dentre outros. Para saber mais clique AQUI.

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »