VOCÊ ESTÁ LENDO

É hora de programar o seu carnaval

É hora de programar o seu carnaval

O Carnaval do Brasil é uma das festas mais conhecidas em todo mundo, por isso o pessoal da Expedia pediu pra nós aqui da BTN falarmos um pouco sobre as opções de festas (ou não) em todo Brasil, e aqui vamos nós! O Carnaval desse ano, 2016 não esqueçam, cai em fevereiro, mais precisamente no dia 09, então é bom se apressar se você ainda não resolveu o que quer fazer e a gente dá uma ajudinha! Para quem gosta de cair no samba não tem jeito, o destino é o Rio de Janeiro!!!

As festas acontecem de um lado ao outro do estado, algumas com mais intensidade e outras menos, e para isso é bom saber algumas coisas. Na capital, ou seja, na cidade do Rio de Janeiro há festas por todos os lados, na rua mesmo, são os chamados blocos de rua, onde grupos organizados (ou não) tem uma banda ensaiada (não necessariamente) para sair caminhando pelas ruas.

Os esquemas dos blocos têm crescido tanto que nos últimos anos a prefeitura do Rio precisou interferir, criando alguns roteiros e remanejando alguns blocos para áreas maiores como a Barra da Tijuca e o Aterro do Flamengo. Os blocos mais famosos como o tradicional Cordão do Bola Preta ou o moderninho Sargento Pimenta (que toca música dos Beatles em ritmo de samba) chegam a levar 2 milhões de pessoas às ruas.

RIO

E para quem gosta de desfile o destino têm endereço certo, é a Marquês de Sapucaí, a avenida que se transforma na passarela do Samba mais famosa do mundo que já no mês de janeiro está sempre movimentada com os ensaios das escolas de samba. Na Expedia.com.br voce encontrara ótimas informações e vídeo sobre a cidade maravilhosa.
Pra quem curte o “tum-ti-tum” da música eletrônica, as borbulhas de champagne, muita gente bonita num clima de azaração bem carnavalesca não pode perder as maravilhas do carnaval de Santa Catarina, mais precisamente de Jurerê Internacional e Balneário Camboriu. Durante os dias de carnaval os Djs mais famosos do mundo aterrissam por lá para dias e noites de muita animação em baladas famosíssimas no circuito mundial como a Warung ou o Hotel Estaleirinho em Camboriú e o badalado Café de la Music ou o Paradeiro-12, P-12 como é conhecido em Jurerê Internacional. Para qualquer um dos dois destinos o orçamento de hotéis e festas precisa ser estudado com cuidado, é bom procurar no Expedia as melhores dicas de onde ficar e como se locomover nessa época.

RECIFE

A Bahia, como não poderia deixar de ser é também um dos destinos mais procurados pelo Axé, nessa época do ano a população da capital baiana muito mais do que dobra, a cidade é invadida pelas pessoas que estão afoitas para seguir os blocos no famoso circuito Campo Grande e também fazendo o percurso Barra-Ondina, saindo do Farol atrás de atrações como Ivete Sangalo, Asa de Águia entre outros. Mas o roteiro bahiano inclui também a folia em cidades como Porto Seguro, onde muita festa e animação toma conta de todos e ali no famoso Axé Moi tem folia comandada por Claudia Leite, Tomate e muitos outros artista da MPB – Musica Popular Baiana!

Uma opção de festa com um ritmo bem brasileiro, o frevo, fica por conta do estado de Pernambuco! A festa começa com o tradicional Homem da Meia Noite e o desfile dos famosos bonecos gigantes toma conta da cidade de Olinda e enquanto isso, ali do ladinho na capital Pernambucana o tradicional Galo da Madrugada inicia a festa plural e democrática do Recife onde os ritmos do frevo, maracatu dominam as ruas lotadas de visitantes e foliões, ali no famoso Marco Zero é onde tudo acontece, shows e muita festa! Quem quiser passar o carnaval lá deve considerar aproveitar um pouquinho de cada uma das duas.
OLINDA

Algumas opções diferentes pra quem não está muito ligado em festa são as regiões serranas como Campos do Jordão em São Paulo, Petrópolis e Teresópolis no Rio e a região da campanha gaúcha, com Gramado e Canela vestindo roupas de verão! Nesses lugares a folia, quando ocorre, é menor e menos barulhenta, e apesar de não estarmos no inverno esses lugares sempre reservam o clima ameno para quem quer desfrutar de um feriado romântico.

O Brasil ainda tem muitas opções como a capital paulistana que aparece como um oásis para quem quer aproveitar o que a cidade oferece de museus e parques sem a loucura do dia a dia, já que muita gente foge para as praias do extenso litoral paulista, como o Guarujá e Ubatuba. Temos ainda as festas do carnaval universitário das cidades históricas em Minas Gerais, e o também animado, porém restrito, carnaval da Ilha de Fernando de Noronha, para todas essas opções fique sempre ligado aqui na Brasil Travel News e também no Blog da Expedia para saber como viajar muito sem gastar tanto.

Fotos: Passarinho/Pref.Olinda, Nicolas de Camaret

Texto: Marcos Ragi

 


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »