VOCÊ ESTÁ LENDO

Documentário mostra revitalização de obras de arte...

Documentário mostra revitalização de obras de arte do Parque Catacumba, no Rio de Janeiro

A produtora de filmes ONMOVEON Filmes produziu um mini documentário para o projeto RevitalizaRio, que realizou o restauro do Parque da Catacumba, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro. O projeto foi criado para revigorar os patrimônios artísticos e culturais do município.

Na prática, a iniciativa visa transformar lugares importantes da cidade que sofreram degradação ao longo dos anos em locais voltados à convivência, lazer e cultura. O projeto Revitaliza Rio é uma iniciativa da Carioca DNA e do ICCC, em parceria com a Das Lima, com financiamento da iniciativa privada, através das leis federais e municipais de incentivo à cultura.

O Parque da Catacumba reúne um grande acervo de esculturas de artistas como Bruno Giorgi, Franz Weissmann, Carybé, Mario Cravo, Edgar Duvivier, dentre outros. A ONMOVEON utilizou as tecnologias 6K e RAW para registrar todas as etapas do restauro, cenas de antes e depois, depoimentos de restauradores, paisagistas e idealizadores da iniciativa, como o da curadora de arte, Vanda Klabin. Já o roteiro ficou por conta de Cristina Aragão.

Durante todo o tempo, o documentário, que contou com os olhares atentos dos diretores de fotografia Diogo Fagundes e Márcio Machado, buscou evidenciar a beleza da paisagem, as formas das esculturas e os elementos humanos para montar uma narrativa que mescla arte com meio ambiente. A edição do filme, de quase 14 minutos, ficou por conta do editor Pedro Carvalho.


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »