VOCÊ ESTÁ LENDO

Destino: melhor emprego do mundo!

Destino: melhor emprego do mundo!

Depois de superar 350 mil candidatos, o fotógrafo brasileiro Roberto Seba, 31, conquistou uma das vagas oferecidas pelo concurso Melhores Empregos do Mundo, promovido pelo escritório de turismo da Austrália, e a partir de setembro, ao longo de seis meses, trocará o Brasil pelo território. Vencedor da categoria Fotógrafo de Lifestyle, Seba concedeu uma entrevista à Brasil Travel News revelando sua ansiedade em descobrir os diferentes cenários do Estado de Victoria onde ficará baseado, bem como, seu interesse em conhecer as estrelas do turismo australiano: a Grande Barreira de Corais e as regiões do Outback. Neste espaço, o fotógrafo ainda apresenta alguns dos primeiros cliques feitos em Melbourne e indica um pequeno roteiro pela cidade.

O que você acha que foi decisivo para sua contratação?
Acho que foram diversos fatores. Primeiramente devo dizer que me identifiquei muito com o estilo de vida da cidade e acho que isso ficou bem claro durante as entrevistas de trabalho nas finais. Eu fotografo para revistas há 6 anos e trabalho basicamente com fotos de viagens e comida. Acredito que o fundamental para o escritório do turismo da Austrália e para a TimeOut Melbourne era ter alguém que conseguisse, através de imagens, contar uma história e mostrar o quão bonita e atraente a cidade de Melbourne realmente é. Eu tinha a experiência necessária para o trabalho e, o mais importante, a paixão em explorar a cidade, viver a experiência e compartilhar com as outras pessoas.
interna a
A pluralidade marca os arredores da Degraves Street

Neste momento, qual é a sua maior ansiedade?
Tenho que confessar que de modo geral sou uma pessoa bastante ansiosa. Neste momento, estou contando os dias para pegar meu voo, desfazer as malas na minha morada e andar por Melbourne sem ter aquele desespero de turista que tem que voltar para casa. Para qualquer fotógrafo, acho que a mudança de cenário é sempre algo estimulante.

A princípio o emprego é como fotógrafo de uma revista de viagens. Você que definirá os roteiros pelo país, ou a empresa já definiu em quais cidades australianas você deverá estar a cada mês?
Na verdade, o emprego se divide em dois. Vou trabalhar para o turismo de Victoria, Estado onde fica a cidade de Melbourne, fazendo ensaios esporádicos, captando imagens do Estado e mostrando os arredores da cidade. Serão lugares incríveis como a estrada costeira The Great Ocean Road, The Yarra Valey, uma região produtora de vinhos e cheia de vinícolas interessantes, Philip Island, uma ilha com uma paisagem maravilhosa e grande vida selvagem, e muitos outros destinos. Além do escritório de turismo, no dia-a-dia, vou trabalhar com a Time Out de Melbourne, que é um guia impresso e digital sobre tudo de bacana que acontece na cidade. Irei cobrir festivais, restaurantes, feiras, exposições, etc. Melbourne é uma cidade bastante cultural e gastronômica, desta forma há sempre algo bacana e diferente acontecendo.

Enquanto turista, quais são as suas maiores curiosidades sobre o destino australiano?
A Austrália, assim como o Brasil, é um país bem rico em paisagens e diferentes destinos. Adoraria conhecer vários lugares por lá. Os outros ganhadores do concurso nas outras seis categorias foram para Estados diferentes e será uma ótima oportunidade poder visitá-los e conhecer mais das outras regiões. É claro que estão na minha lista lugares famosos como a  Grande Barreira de Corais e o Outback australiano. Mas meu primeiro objetivo nesses meses iniciais é me dedicar a conhecer e explorar ao máximo o Estado de Victoria que é bastante rico e repleto de opções que vão desde resorts de Ski até litorais paradisíacos.
interna a2
A Federation Square foi um dos pontos já visitados pelo brasileiro

Você já esteve em Melbourne, quais foram as suas primeiras impressões e o que você recomendaria?
Estive em Melbourne durante as finais do concurso. Apesar do tempo curto, fiquei apenas 3 dias por lá, foi uma experiência fantástica. Logo no primeiro dia, tive a oportunidade de vivenciar a rica vida cultural da cidade comparecendo a premiere mundial do musical King Kong. Se há duas coisas que destaco na cidade são a ótima gastronomia e a vida cultural.
Melbourne é uma região atraente à descoberta. Quanto mais se anda pelas laneways, mais se descobre coisas novas e charmosas. Alguns lugares que recomendo para o visitante de primeira viagem são:
Federation Square – É um ótimo ponto de partida e fica às margens do rio Yarra. Logo ao lado, tem o centro de informações turísticas da cidade.
ACMI (Australian Center of Moving Images) – Para quem adora cinema esse é um ótimo lugar para descobrir mais do cinema australiano e ver ótimas exposições temporárias.
Hosier Lane – É uma pequena rua bem em frente a Federation Square, com diversos grafites coloridos.
Chin Chin – Restaurante de comida asiática com uma atmosfera super moderna e uma comida deliciosa.

Por conta de sua carreira como fotógrafo, você já viajou e se hospedou em outros países e desta vez serão seis meses longe de casa. Acha que vai sentir falta de algo em especial ou você se adapta rapidamente?
Algumas coisas a gente só percebe o quanto sente falta depois, não é? De qualquer forma, uma coisa que posso dizer é que os australianos, assim como os brasileiros, são super receptivos e tenho certeza que esse contato com as pessoas vai ajudar bastante nessa adaptação ao novo lugar.

Para conhecer o trabalho fotográfico de Roberto Seba acesse www.robertoseba.com

Fotos: Courtney Reynolds (home); Roberto Seba


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »