VOCÊ ESTÁ LENDO

“Chocotours” podem ser opções saborosas para quem ...

“Chocotours” podem ser opções saborosas para quem vai aproveitar o Carnaval

Um dos alimentos preferidos dos brasileiros, o chocolate se destaca como principal atração de vários destinos turísticos de norte a sul do país, atraindo uma legião de chocólatras. Roteiros que enaltecem a iguaria são mais uma alternativa para os “foliões” que poderão desfrutar dos dias de descanso proveniente do feriado carnavalesco. Gramado e Canela (RS), Ilha do Combu (PA), Ilhéus (BA) e Campos do Jordão (SP) são algumas das opções, conhecidas pela produção industrial ou artesanal da delícia feita à base de cacau.

Falar em chocolate e não falar das gaúchas Canela e Gramado, é impossível. As cidades vizinhas são repletas de mini-fábricas, lojas e expositores. O produto é tão presente em Gramado, que o destino turístico tem até um Mundo de Chocolate, único parque temático da América Latina, com mais de 200 peças produzidas inteiramente da iguaria e que mais parecem esculturas. A Torre Eiffel, por exemplo, mede 4 metros de altura, pesa 800 quilos e demorou mais de 100 horas para ser produzida manualmente.

Pará

Outro lugar que tem se destacado no mapa do chocolate brasileiro é a ilha do Combu, em Belém do Pará. O local se tornou um dos preferidos para os que gostam do produto feito 100% de forma artesanal, que vai desde a plantação do cacau até a produção. A dica é agendar uma visita guiada pelas plantações do fruto que contempla uma apresentação sobre a prática de se fazer chocolate e uma degustação de produtos locais. A iguaria, junto com o açaí, é uma das principais fontes de renda da população. Mas a fama turística de Combu vai além: a ilha oferece ainda diversas opções de lazer como passeio no rio Guamá e trilhas ecológicas.

Sudeste

O Sudeste brasileiro também tem seus pontos de referência quando o assunto é chocolate. Campos do Jordão (SP) é um dos bons destinos que o país reserva para a degustação do produto. A cidade possui chocolaterias especializadas em tipos, sabores e derivados como fondue, chocolate quente, geleias, licores e souvenirs. A região ainda guarda a cidade de Vila Velha (ES), sede da Garoto, uma das maiores fabricantes de chocolate do mundo. O destino proporciona aos seus visitantes as famosas “chocotours” e incluem passeio pela fábrica e pelo museu do chocolate. A ida ao local ainda pode ser completada com uma passada no Convento de Nossa Senhora da Penha, Sítio Histórico da Prainha e no Farol de Santa Luzia, importantes pontos turísticos do Espírito Santo.

Bahia

Subindo um pouco mais no mapa, não poderíamos esquecer da capital do cacau: Ilhéus, na Bahia, um dos principais produtores do século XX. O destino está entre os mais indicados para aqueles que querem conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde as plantações de cacau até o doce pronto para consumo. Lá, é possível visitar fazendas, como a Yrerê e a Provisão, e conhecer a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste. Completando o roteiro, o turista pode visitar o centro histórico que abriga vários pontos turísticos, como o Teatro Municipal de Ilhéus, a Casa de Cultura Jorge Amado e o Bataclan.

*Fonte: MTur

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »