VOCÊ ESTÁ LENDO

Brasília completa 33 anos como Patrimônio Cultural...

Brasília completa 33 anos como Patrimônio Cultural da Humanidade

Este mês de dezembro marca os 33 anos que Brasília se tornou o primeiro bem contemporâneo reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Com apenas 27 anos de idade, a cidade já era considerada um ícone da arquitetura moderna. Desde então, a capital do Brasil detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²).

Até então, apenas monumentos centenários localizados em cidades históricas como Paris e Roma faziam parte da lista. Para se ter uma ideia da grandiosidade do marco, no mesmo ano, em 1987, o comitê da Unesco incluiu, também, a milenar Muralha da China como um Patrimônio Cultural da Humanidade.

O título dado à Brasília há mais de três décadas, permite que o conceito modernista dos idealizadores da cidade, o urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer, se mantenha inalterado. O objetivo da Unesco é que monumentos, edifícios ou sítios que sejam significativos para a humanidade e tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico, sejam preservados e transmitidos a futuras gerações.

“Brasília foi um marco na história do urbanismo. O urbanista Lucio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer pretendiam que todos os elementos – desde o layout dos bairros residenciais e administrativos (muitas vezes comparados à forma de um pássaro em voo) até a simetria das próprias edificações – estivessem em harmonia com o conjunto da cidade. Os edifícios oficiais, em particular, são inovadores e imaginativos”, destaca a Unesco.

Patrimônios

Atualmente, existem 869 bens tombados como Patrimônio Cultural da Humanidade no mundo. No Brasil, 14 locais, incluindo Brasília, possuem o título: Ouro Preto (MG); Centro Histórico de Olinda (PE); Ruínas de São Miguel das Missões (RS); Centro Histórico de Salvador (BA); Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG); Parque Nacional da Serra da Capivara (PI); Centro histórico de São Luís (MA); Praça São Francisco (SE); Rio de Janeiro: paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ); Centro histórico da Cidade de Goiás (GO); Conjunto arquitetônico da Pampulha (MG);Centro histórico de Diamantina (MG), e Sítio arqueológico do Cais do Valongo (RJ).

Dessa forma

Já que

Com isso

Por exemplo

Com o intuito de

Em primeiro lugar

Para finalizar

Dessa forma

Já que

COm isso

Por exemplo

 

 


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »