VOCÊ ESTÁ LENDO

Brasil Food Safaris: a gastronomia como aliada do ...

Brasil Food Safaris: a gastronomia como aliada do turismo responsável

Se você pretende conhecer um lugar a fundo, não pode deixar de fora a sua culinária. Misturando tradição, história e cultura, a gastronomia local sempre revela ao viajante um mundo totalmente novo e, principalmente, saboroso. E foi pensando nisso que a Brasil Food Safaris resolveu criar um negócio que conecta o turismo e a culinária. Realizando viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local, o projeto foi o grande vencedor da 1ª Edição do Prêmio Turismo Responsável, na categoria “Melhor Atração do Patrimônio Cultural”, promovido pela WTM Latin America. E para falar sobre a importância dessa conquista e como funciona o projeto, o Seu Podcast de Turismo, neste episódio, conversou com Polliana Thomé e Paulo Machado, criadores do Food Safaris. 

Escolhendo destinos com relevância cultural e fazendo dos ingredientes e das técnicas de cozinha o principal atrativo, a ideia de criar o Food Safaris surgiu após um encontro entre Pollianna Thomé, através da operadora de turismo Bravo Expeditions, com o Chef Paulo Machado, fundador do Instituto de Pesquisas em Patrimônio Alimentar Paulo Machado.

“Somos apaixonados por viagens e comida, o que torna esse projeto uma realização muito especial, principalmente por termos a chance de contribuir com a valorização da gastronomia e dos lugares que visitamos”, diz Pollianna, que é graduada em Turismo e chefe de cozinha.

Como funciona o Food Safaris

Realizando expedições por importantes lugares do Brasil, a programação das viagens são voltadas totalmente para a gastronomia e inclui aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento, compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo ambiente da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados.

“Nosso principal objetivo é fazer o Turismo Responsável e, ao mesmo tempo, dar visibilidade para as comunidades locais, de forma que o turista se conecte com esses locais por meio dos seus hábitos alimentares”, detalha Paulo.

A premiação

Disputando o título com 53 países, como Chile, México, Venezuela e Peru, o Brasil Food Safaris levou o título Gold Winner na categoria “patrimônio cultural” e posicionou o país como referência ao turismo de preservação natural.

Quer saber mais sobre a Brasil Food Safaris? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

Play

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »