VOCÊ ESTÁ LENDO

Aprenda a tirar fotos sensacionais com Ricardo Pol...

Aprenda a tirar fotos sensacionais com Ricardo Polesso

Quem não gosta de tirar fotos, não é mesmo? Ainda mais quando você está visitando lugares incríveis. Mas para eternizar esses momentos é preciso ter em mente que não é apenas apertar o clique da câmera ou do celular; é preciso ter noção da composição fotográfica e de algumas dicas que irão deixar as suas fotos sensacionais. E para falar sobre esses cinco passos para fotos incríveis, o Seu Podcast de Turismo, neste episódio, bateu um papo com Ricardo Polesso, cofundador do Cara Da Foto e um dos maiores, mais seguidos e mais influentes fotógrafos do Brasil.

Somando dezenas de milhões de visualizações de seus tutoriais e mais de 30.000 alunos em seus cursos online de fotografia, Ricardo e o irmão, Rodrigo Polesso, são os fundadores do que é hoje o maior site de fotografia de viagem e paisagem em língua portuguesa em todo o mundo, o Cara da Foto, em que possuem a missão de de fazer com que qualquer pessoa que ame fotografia consiga capturar as fotos espetaculares que sempre sonhou em capturar, sem equipamentos caros ou anos de estudos teóricos.

“Nos primeiros meses conseguimos mais de 10 mil alunos, o que ressalta a importância da fotográfica nos dias de hoje. E essa procura é o que nos motiva a continuar a ofertar dicas e conteúdos”, diz Ricardo Polesso.

Composição fotográfica

Para Ricardo, o primeiro passo para tirar fotos sensacionais, independente de qualquer câmera, celular ou lente, é a composição fotográfica, que é basicamente o posicionamento inteligente de elementos na foto. É como se você fosse compor a imagem. Esse processo ocorre por meio de algumas técnicas, como o posicionamento e o enquadramento.

“Quando você posiciona os objetos ou pessoas de forma correta, automaticamente você deixa a foto mais impactante e mais agradável de se olhar”, conta Ricardo Polesso. “Para compor a sua imagem, você pode usar as linhas guias: basta compor na sua foto coisas que apontem em direção a algo. Podem ser linhas, retas, curvas, enfim, qualquer tipo de caminho; você também deve apostar na simetria, que é uma regra intuitiva e de percepção; e usar também o golden ratio, basta considerar o “grid” na hora da composição”, ensina o fotografo.

Outras dicas para conseguir tirar aquele foto de capa de revista é prestar atenção na configuração do aparelho que, segundo Ricardo Polesso, não precisa ser profissional, basta apenas estar configurado da forma correta para que a composição, capturação e o processamento ocorra da melhor forma possível.

“Quando você aprende as questões técnicas de lente, por exemplo, você consegue captar fotos melhores. Uma coisa que eu sempre ressalto é não utilizar o modo automático dos aparelhos, mas sim aprender, seja por meio de livros ou vídeos, como tirar lindas fotos”, ressalta Ricardo.

O curso

Aprovados por mais de 30.000 alunos, o curso do Cara da Foto são divididos em três níveis: Curso de introdução a fotografia na prática, que tem como objetivo levar o  aprendiz a capturar fotos espetaculares no menor tempo possível, entendendo e dominando seu equipamento; Curso MASTER de Fotografia e Pós-processamento, que é o curso mais completo dos “Cara Da Foto” gravado inteiramente na Nova Zelândia; e o Curso AVANÇADO de Fotografia (Módulo Japão), que é recheado de técnicas e truques avançados. Além disso, o site Cara Da Foto ainda conta com um curso de fotografia digital, que é um best-seller.

Quer saber mais sobre as dicas do Ricardo Polesso? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

 

Play

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »