VOCÊ ESTÁ LENDO

A importância da cachaça para a economia do Brasil...

A importância da cachaça para a economia do Brasil

Sendo uma das bebidas mais famosas do país, a cachaça faz parte do cenário brasileiro desde o período colonial, quando, no litoral brasileiro, os portugueses intencionalmente improvisaram uma bebida destilada a partir da fermentação e destilação de derivados do caldo da cana-de-açúcar, conseguindo os mesmos efeitos da bebida bagaceira.
Hoje, a bebida é uma das maiores matérias-primas do Brasil, ganhando sabores e características em cada região. E para falar sobre essa famosa bebida, sua história e importância quando o assunto é a geração de empregos, o Seu Podcast de Turismo, neste episódio, conversou com Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC.

Carlos Lima, diretor executivo do IBRAC.

Se popularizando no século XX em tabernas e botecos, atualmente o aguardente é exportado para 77 países, gerando um lucro de US$ 15,61 milhões anualmente, segundo os dados do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), que também informou que há mais de 1.000 produtores de cachaça no país.

“A cachaça é uma bebida histórica, com mais de 500 anos de existência, e também a primeira bebida destilada da América Latina. Ou seja, faz parte não só da cultura brasileira, mas também da economia. Para termos ideia, a cachaça representa 72% do mercado de destilados no Brasil”, conta Carlos Lima.

A produção

Tendo como principal característica a versatilidade, a cachaça pode ser consumida de várias formas: pura, gelada ou misturada com outras bebidas, formando os famosos drinks e coquetéis.

“Por ter essa principal característica, a cachaça é muito popular não só no país, mas também no exterior. O que leva a sua produção em diversas regiões brasileiras e, consequentemente, a geração de mais de 600 mil empregos”, destaca o diretor executivo da IBRAC. “O universo da cachaça é muito heterogêneo. Tem microempreendedor, pequenos, médios, grandes empresas e, recentemente, tivemos a entrada de empresas multinacionais que vem investindo na aquisição de marcas e de indústrias de cachaça”, diz Carlos Lima.

Taste The New

Idealizado em 2012, o projeto Taste The New foi desenvolvido pela IBRAC em parceria com a APEX e tem como objetivo consolidar o reconhecimento da cachaça no mercado externo por meio de iniciativas de capacitação dos produtores de cachaça para atuar no mercado externo e outras ações.

“Essa nova etapa tem como objetivo promover ações que incluem rodadas de negócio, participação em feiras internacionais e eventos com jornalistas e formadores de opinião”, explica Carlos.

Quer saber mais sobre a produção de cachaça no Brasil? Confira a entrevista completa através do Seu Podcast de Turismo, nas plataformas Spotify, Google Play e Apple.

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

Dessa forma

Já que

Com isso

Com o intuito de

Por exemplo

Entretanto

 

Play

[fbcomments]
INSTAGRAM
SiGA A GENTE
Translate »