VOCÊ ESTÁ LENDO

Espetáculos culturais são apresentados online em a...

Espetáculos culturais são apresentados online em ação de grandes instituições

“Todo artista tem de ir aonde o povo está”. O trecho da música ‘Nos Bailes da Vida’, escrita em 1981, parece mais atual do que nunca. Com teatros e centros culturais fechados por causa da pandemia da COVID-19, várias instituições do gênero estão se readaptando e oferecendo espetáculos culturais para serem consumidos dentro de casa. Um exemplo são os shows musicais que estão sendo feitos em comemoração ao aniversário de Brasília.

Lugares como o Theatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Cineteatro São Luiz e a Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, entre outras, oferecem gratuitamente em seus canais nas redes sociais vários tipos de espetáculos. Agora é a hora: arrume a poltrona e se prepare. Está na hora do show!

Espetáculos culturais do Theatro municipal

O Theatro Municipal de São Paulo anunciou uma novidade para os amantes de música. A partir desta semana, e em todas as próxima segundas e quartas-feiras de abril, a instituição vai disponibilizar, na íntegra, as nove sinfonias de Beethoven no seu canal do YouTube.

As apresentações foram gravadas no ano passado, nos dias 31 de maio, 01 e 02 de junho. Na ocasião, o Maestro Roberto Minczuk liderou a Orquestra Sinfônica Municipal, com a participação do Coro Lírico, do Coral Paulistano e dos solistas Fernando Portinari, Lina Mendes, Keila de Moraes e Sávio Sperandio. A série de exibições começa com a mais famosa composição do alemão: a Nona Sinfonia.

O Theatro Municipal de São Paulo também se juntou à campanha “Guerra ao Coronavírus”, para arrecadar fundos à Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Por meio de um vídeo voltado para as mídias sociais, alguns músicos do Theatro interpretam o trecho da Nona Sinfonia de Beethoven conhecido por ‘Ode à Alegria’, com poema de Friedrich Schiller, cantado no quarto movimento, que exalta a irmandade e a esperança. O vídeo pode ser assistido aqui.

Democratização da música

O maestro titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Roberto Minczuk, ressaltou que é importante a divulgação de espetáculos culturais pela internet. Com esse gesto, mais pessoas terão a experiência de ver concertos musicais. “Nada se compara à experiência do espetáculo ao vivo, de ver a música acontecer naquele momento, ter o contato com o artista no palco. É uma energia especial. Porém, o registro e a difusão disso (pela internet) dá uma longevidade e deixa esse momento registrado. É como se você não existisse se não estiver nessas mídias”, comenta.

Minczuk comemorou o fato de a divulgação pela internet começar com as nove sinfonias de Beethoven. “É um dos maiores compositores de todos os tempos, e seu conjunto das sinfonias é das mais relevantes. Talvez comparado à obra completa de Shakespeare. E nesse ano de 2020 celebramos os 250 anos de aniversário desse grande mestre. Essas sinfonias serão ouvidas pelos próximos 250, 500, 1000 anos”, frisa.

Apresentações musicais na Sala São Paulo

A Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), é outra importante instituição que liberou gravações de espetáculos culturais. É possível ver no YouTube várias apresentações do grupo junto a grandes maestros e solistas. A programação inclui o acervo da Osesp, que será disponibilizado sempre às terças, quintas e sábados, no YouTube da Sala São Paulo. Além disso, na campanha  “#fiqueemcasa com os músicos da Osesp”, os membros da Orquestra e do Coro compartilham no Instagram e no Facebook momentos de música diretamente de suas casas.

Em seu Portal, a Sala São Paulo esclarece que o momento obrigou a mudar a rotina de shows para priorizar o bem-estar e a saúde do público. “Todas as atividades na Sala São Paulo estão suspensas até que possamos nos reencontrar em dias melhores. Enquanto isso, não queremos deixar de nutrir aquilo que nos une: a paixão pela cultura e pela música. Queremos que se sintam acolhidos e abraçados neste período de tantas incertezas”, diz o comunicado.

Espetáculos culturais do Cineteatro São Luiz

O Cineteatro São Luiz, localizado no centro histórico de Fortaleza, é um marco simbólico e patrimonial da cidade. Ele guarda em sua clássica arquitetura parte significativa da trajetória das artes no estado do Ceará. No último dia 26 de março, em seu aniversário de 62 anos, a entidade lançou o “São Luiz em Casa”, que passou a disponibilizar pelo YouTube a aula-espetáculo do ator e dramaturgo cearense Ricardo Guilherme.

“Luiz, Câmera, Ação!” foi encenado no aniversário de 60 anos do Cineteatro. A encenação percorre seis décadas de história do Cineteatro São Luiz (1958-2018), revivendo memórias e resgatando aspectos históricos que permeiam a vida social da capital cearense, com material iconográfico e sonoro.

O balé do Bolshoi Brasil

Única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia em outro país, a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil oferece, em canal do YouTube, duas atrações para quem gosta de espetáculos de balé: Ballet Kaori e Dom Quixote. A Escola funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville.

A Escola Bolshoi Brasil disponibilizou uma playlist com 11 composições para aulas de balé. Com ajuda da tecnologia e de um teclado, as músicas foram gravadas em casa e irão contribuir para manter o corpo e a mente ativos. As músicas para aulas de balé estão disponíveis, gratuitamente no SoundClound.

O diretor-geral do Bolshoi Brasil, Pavel Kazarian, comentou que, nesse período de isolamento social, a arte é um refúgio para artistas e aqueles que apreciam o melhor do que ela pode oferecer.

“Enquanto professores de dança clássica e bailarinos da Cia. Jovem da Escola Bolshoi se dedicam em oferecer conteúdo de qualidade por meio de aulas online para nosso público, nós, pianistas, pensamos em fazer a mesma coisa, em relação à música. Sabemos que tem pouco conteúdo disponível voltado à prática da dança clássica, foi uma forma de ajudar todas as escolas de dança, nosso público e alunos”, disse Pavel.

A dança do Grupo Corpo

O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do País, compartilhou vários espetáculos culturais para “passarmos mais tempo juntos durante a quarentena”. A cada semana, o Grupo disponibilizará dois espetáculos na íntegra. Os vídeos podem ser acessados aqui.

As apresentações desta semana são Bach e Gira, que estão disponíveis no Vimeo de 5 a 12 de abril. É preciso fazer login em sua conta, selecionar um dos vídeos contemplados na promoção e clicar em “alugar”, sem preencher dados de cartão de crédito. No campo “aplicar código promocional” digite: grupocorpo45anos.

A arte e a cultura apostam na internet para continuarem fazendo parte da vida de milhões de brasileiros em um momento tão peculiar. São instituições, artistas, iniciativas e soluções que não poupam esforços para levar alegria à casa das pessoas em forma de espetáculos. E, como diria um trecho da famosa música de Arlindo Cruz, “olha nós outra vez no ar, o show tem que continuar”​.

espetaculos-culturais-apresentados-online

Espetáculos do Grupo Corpo estão disponíveis no canal do Vimeo da companhia


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »