VOCÊ ESTÁ LENDO

Havana é candidata a nova queridinha caribenha

Havana é candidata a nova queridinha caribenha

Se você pensa que uma vez em que se está em solo cubano, para todo o lado que virar vai ouvir salsa ou versões de Guantanamera, você está para lá de certo. A música move o cotidiano cubano de maneira intensa, de forma que todas as vezes que você entrar em um restaurante ou em um bar, certamente haverá um trio de músicos e um cantor de voz aveludada esperando para festejar a sua chegada. Sem nenhuma superficialidade, esses artistas fazem com que você se sinta o convidado mais aguardado na festa da vida.

Com gorjetas ou sem, eles cantam com sorriso escancarado no rosto, o que torna o momento contagiante por essência, já que mesmo que de repente você não queira, se vê ansioso para arriscar uns passos e experimentar a sensualidade que parece transpirar pelo corpo. O lounge do Hotel Santa Isabel é um bom lugar para curtir apresentações como essa, contudo, a escolha mais clássica é o Tablado Del Pancho ou a Casa Rosalba de Castro, onde acontecem apresentações regulares do Buena Vista Social Club, o grupo que popularizou astros da música cubana como Manuel Puntillita Licea e Omara Portuondo.

Ainda que cercada de anos 50 nas veias e mais Mustangs, Cadillacs, Aero Willys, Fords e Simca Chambords, a capital vive um momento de redescoberta. Um das novidades em Havana Vieja, o Antiguo Almacén de la Madera y el Tabaco destoa do entorno justamente por seus recortes modernos, típicos de um galpão industrial readequado para atender quem estiver no clima de cervejaria e pronto para saborear canecas de 500 ml de chope, indo além da típica cerveja Bucanero que serve os cidadãos cubanos. A atmosfera informal se completa com as mesas dispostas na parte externa, onde sol e mar alternam na paisagem. Ali, passar horas com os amigos é tarefa fácil.

Em locais como a Taberna Del Galeón, numa ruazinha apertada paralela à Plaza de las Armas, além do ar condicionado, é possível aproveitar os bons preços dos charutos e das variedades de rum – branca e amarela. Outra alternativa é seguir até a rua San Pedro para visitar as amplas instalações do Museu de Rum, especializado no comércio do rum da marca Havana Club, criada em 1878. Com arquitetura desenhada entre cimento e madeira, o museu inclui as apresentações do processo de produção, maquetes alusivas à fábrica, bar para degustação e uma loja climatizada com garrafas de rum de todos os tipos e tamanhos. A parada seguinte pode ser no Café Del Oriente, considerado um dos mais requintados de Havana. A única ordem é saborear da graça, do cotidiano e da intensidade do cuban way of life.

TOUR
A operadora Sanchat Tour é uma das principais empresas de turismo a trabalhar na ligação entre o Brasil e Cuba. Há opções de pacotes para destinos como Havana e Varadeiro. Para saber mais: www.sanchattour.com.br ou (11) 3259-1210

COMO CHEGAR
Consulte os voos da Copa Airlines para Havana, existem opções de operação direta com duração de aproximadamente 7 horas.


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »