VOCÊ ESTÁ LENDO

18 destinos para curtir na água

18 destinos para curtir na água

Vivemos em um planeta chamado Terra coberto por 71% de água. Interessante, não? Mais do que uma soma de hidrogênio e oxigênio, a água que mata sede é um bem de valor imensurável e a atriz principal de variados espetáculos naturais. Ela é o tempero essencial para vida. Para minha vida, para a sua e, basicamente, para tudo que está vivo ao nosso redor. Seja em linha reta ou em queda profunda, ela, como poucos elementos da natureza, combina a qualidade de se converter no silêncio de um rio, ou na intensidade do som das ondas. A BTN selecionou diferentes pontos turísticos espalhados pelo planeta, que têm as águas como sua razão para existir.

CATARATAS DO IGUAÇU
Não há como falar da cidade Foz do Iguaçu, no Paraná, sem mencionar seu principal cartão postal: as Cataratas do Iguaçu. As 275 quedas divididas entre o território brasileiro e argentino têm beleza incomparável. Atualmente, uma das sete novas Maravilhas da Natureza, as cataratas têm altura que varia entre 60 e 80 metros.
CATARATAS DO IGUAÇU por Joana Rangel

GRUTA DO LAGO AZUL
Na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, a maioria dos atrativos turísticos gira em torno da natureza, com destaque para a Gruta do Lago Azul, onde as águas de cor azulada são as personagens principais. Com cerca de 90 metros de profundidade, o lago juntamente à gruta foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
GRUTA LAGO AZUL por Sesc em São Paulo

PRAIA DO SANCHO
No belo arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco, uma das estrelas locais é a Praia do Sancho, considerada, por muitos, a praia mais bonita da região. Com águas cristalinas, semelhantes às do Caribe, o lugar está cercado de falésias e porções da vegetação local.
PRAIA DO SANCHO por Mathieu Struck 2

BAÍA DE TODOS OS SANTOS
Panorâmica emblemática da Bahia, esta é a maior baía do Brasil, com uma extensão que ultrapassa os 1230 quilômetros quadrados. Em sua área estão diversas ilhas, como Itaparica e do Frade. A partir do Elevador Lacerda, em Salvador, é possível ter uma boa vista da baía. No cenário turístico, a região serve aos passeios e às regatas.

NIAGARA FALLS
Na fronteira entre Canadá e Estados Unidos, as Niagara Falls (Cataratas do Niágara) são ponto de parada obrigatória, já que suas quedas são sempre atraentes. Capaz de jorrar 168 mil metros cúbicos de água por minuto, as cataratas compõem uma espécie de grande véu branco, cuja altura tem em torno de 60 metros.
NIAGARA FALLS por dpmitchell

LAGO TITICACA
O lago tem valor especial. Localizado entre o Peru e a Bolívia, o Titicaca tem aproximadamente 8300 quilômetros quadrados de extensão e está a 3821 metros de altura em relação ao nível do mar, o que dá a ele o título de lago navegável mais alto do mundo. Para os andinos, a civilização inca projetou-se a partir do lago, o que deixa o ambiente com ares sagrados.
LAGO TITICACA por Rafael Estrella Flickr

GALÁPAGOS
As ilhas Galápagos, no Equador, são famosas em todo o mundo, e para quem ainda não teve a oportunidade de ver algumas delas pessoalmente, vale dizer que seus grandes tesouros estão dentro de suas águas. Sim, a vida marinha da região é rica – inclui tartarugas, peixes e pinguins –, e não por acaso Charles Darwin veio para cá aprofundar suas pesquisas, durante o século 19.

Galápagos blue: baracudas

GÊISERES DEL TATIO
Em San Pedro do Atacama, no Chile, o Deserto do Atacama, além de guardar uma vastidão de areia, também é dono de gêiseres, que consistem em erupções de nascentes termais. Os mais famosos da região são os Gêiseres Del Tatio, que jorram água e vapor por conta dos rios que percorrem sua face subterrânea.

SALTO ANGEL
Na Venezuela está encravada a maior cachoeira do mundo. Chamada Salto Angel, a queda d´água de 979 metros de altura se destaca no paredão de rocha e vegetação local. Parte do Parque Nacional da Canaima, a cachoeira se forma à partir das águas do rio Churún.
SALTO ANGEL por benedict.adam

JUMEIRAH PALM
Em Dubai, a Jumeirah Palm (ou Palmeira Jumeirah) não chamaria a atenção se não fossem dois detalhes. O primeiro deles, e mais óbvio, é o seu formato de palmeira. E o segundo, o fato de ser um arquipélago, e como tal, está cercado de água. A estrutura faz com que Jumeirah Palm esteja entre as maiores ilhas artificiais do mundo.
JUMEIRAH PALM por nicocrisafulli

MAR MORTO
O nome diz quase tudo sobre este mar. Já que embora não haja ondas, peixes, tartarugas ou tubarões, existe microvida celular, o resto é sal puro. Abrangendo fronteiras da Jordânia e de Israel, o mar oferece momentos inesquecíveis, como a flutuação em suas águas e um banho com a lama proveniente de seu solo.

NEW CALEDONIA
Nesta área de Grande Terre, pertencente à Oceania, mas com domínio francês, localiza-se a belíssima barreira de corais da Nova Caledônia, que se estende por 1500 quilômetros. Os corais somados ao azul das águas compõem uma paisagem indescritível.
NEW CALEDONIA por Eustaquio Santimano

WAIKIKI
Uma das mais famosas praias de Honolulu, no Havaí, é aqui também que se concentram centenas de turistas dispostos a encarar as ondas da região. Mas é claro que se você quiser algumas das maiores ondas do mundo, deve partir para Waimea ou Jaws.

RIO GANGES
Com valor sagrado, o rio Ganges, na Índia, possui 2510 quilômetros de extensão, com nascimento na região do Himalaia. Apesar de nascer limpo, ao longo da passagem por áreas urbanas, o Ganges foi se tornando poluído. Na mesma água em que são jogadas cinzas de pessoas cremadas, há quem também se banhe.

RIO NEGRO E SOLIMÕES
O encontro do rio Negro com o rio Solimões, no Amazonas, cria uma imagem emblemática, já que em virtude das diferentes densidades, ás águas não se misturam, e cada um deles mantém sua coloração original.
RIO NEGRO E SOLIMOES por Ametxa

CARIBE
Todo turista precisa ter em sua to do list, conhecer as águas caribenhas. Dono de uma coloração que varia entre o azul turquesa e o azul claro, o mar do Caribe dá a localidades como Panamá, República Dominicana, Barbados, Aruba, México, Jamaica, entre outras, o conforto de águas quentes, sempre tranquilas.
CARIBE 2 por shinya

CANAL DO PANAMÁ
Uma das mais importantes construções criadas pelo homem, o Canal do Panamá se destaca por conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, reduzindo o tempo de navegação dos grandes navios.
CANAL DO PANAMÁ por dgarkauskas

LAGO HILLIER
Com 600 metros de comprimento, o Lago Hillier, na Austrália, possui coloração rosada. Diferente da maioria, o lago australiano permanece com o mesmo tom o ano inteiro, e acredita-se que sua cor seja causada pela existência de algas da classe Dunaliella salina.

Para saber mais:
Visit Austrália www.visitaustralia.com
Venezuela www.venezuelaturismo.gob.ve
Visit Panamá www.visitpanama.com
Visit Amazonas www.visitamazonas.am.gov.br
Incredible Índia www.incredibleindia.org
Havaí Official Tourism Site www.gohawaii.com
Conheça Pernambuco www.pe.gov.br/conheca/turismo
Visit Jordânia www.visitjordan.com
Dubai Department of Tourism www.dubaitourism.ae
Chile www.chile.travel
Equador www.ecuador.travel
Peru Tourism Bureau visitperu.com
Turismo do Canadá br.canada.travel
Mato Grosso do Sul www.turismo.ms.gov.br
Paraná www.turismo.pr.gov.br


Flávia Lelis, editora de conteúdo online e amante de viagens por natureza

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »