Sonhando sobre trilhos

Eu sou uma grande admiradora das viagens de trem, se brincar é o meu meio de transporte favorito. Não sei dizer se é por causa da praticidade, da comodidade ou do romantismo, o fato é que os trens são uma grande paixão.
BTN18_RaphaAretakis 1 INTER
Típica cena paranaense: araucárias no campo

Desde quando eu nunca nem imaginava vir morar em Curitiba, eu já sabia da existência do famoso passeio de trem até Morretes. Em 2012 tive a oportunidade de conhecer de perto esse lindo passeio e não via a hora de percorrer a ferrovia Paranaguá-Curitiba novamente. Numa manhã de inverno – mas com muito sol –, desse mês de agosto, desci a Serra do Mar mais uma vez a bordo desse conhecido trem.
BTN18_RaphaAretakis 2 INTER
Viagem revela o esplendor da natureza

BTN18_RaphaAretakis 3 INTER
Trem serpenteando pela Serra do Mar

Em quase quatro horas de viagem passamos por pontes, túneis e represas – obras impressionantes de engenharia –, além de cânions, rios, picos, montanhas e cachoeiras, paisagens exuberantes, em um contato direto com a natureza e todo o seu esplendor. Em dias de neblina, como foi em 2012, ou dias de céu aberto, como dessa última vez, a viagem pode até ter suas paisagens alteradas, mas deslumbramento dos passageiros é uma unanimidade. Muitos vibram ao passar pelos túneis e ficam embasbacados ao cruzar a emblemática Ponte São João, onde o trem parece flutuar em meio à mata. Ao longo da viagem os guias bem preparados contam com detalhes as histórias da ferrovia e das cidades no caminho, e como seus trilhos se cruzam com os trilhos da história do nosso país.
BTN18_RaphaAretakis 4 INTERNA
Cachoeira do Véu da Noiva

Um passeio que agrada de crianças a idosos, que ensina e encanta a todos. Que o Brasil um dia consiga resgatar suas ferrovias, pois sem dúvida é um resgate da sua história. Enquanto esse futuro não chega, só nos resta aproveitar e sonhar a bordo do Trem da Serra do Mar.
BTN18_RaphaAretakis5 INTERNA
Trem da Serra do Mar adentrando um dos 13 túneis do percurso

*Viajei a convite do Curitiba Convention and Visitors Bureau

Para saber por onde eu ando acesse: www.raphanomundo.com


Rapha Aretakis é travel writer e criadora do Raphanomundo. Recifense, acredita que o mundo é muito grande para continuar parada no mesmo lugar. Hoje vive em Curitiba após temporadas em Stuttgart, Berlim e São Paulo. www.raphanomundo.com

Artigos Relacionados

[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »