VOCÊ ESTÁ LENDO

Dia Mundial da Dança é celebrado com atrações onli...

Dia Mundial da Dança é celebrado com atrações online

Desde 1982, quando foi reconhecido pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Unesco, o Dia Mundial da Dança é celebrado no dia 29 de abril. Como a pandemia do novo coronavírus alterou a rotina de todo o mundo, várias entidades do segmento estão oferecendo atrações para comemorar a data.

São várias as possibilidades para celebrar o Dia Mundial da Dança para quem gosta da arte, com shows que incluem o Bolshoi, o Grupo Corpo e a Escola Porto Iracema das Artes.

Dia Mundial da Dança celebrado pelo resto da semana

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil vai mobilizar a comunidade da dança com uma programação especial. Foram vários eventos que tiveram início no dia 27 de abril e vão até 1º de maio. Nomes consagrados do gênero vão brilhar em aulas online de diferentes modalidades, oferecidas na página do Instagram da instituição (@escola_bolshoi).

Ao vivo, nomes como Gustavo Côrtes, Jomar Mesquita, Jhean Alex e os ex-alunos da Escola Jovani Furlan (New York City Ballet) e Bruna Gaglianone (Teatro Bolshoi) mostrarão o melhor de suas habilidades.

As dançarinas e dançarinos de plantão podem aproveitar para fazer uma aula junto com esses talentos. Os nomes escolhidos fazem a diferença no cenário mundial, com carisma e profissionalismo. Veja a programação abaixo:

  • 27.04 – 10h: Gustavo Côrtes, Diretor do Grupo Sarandeiros | Dança Brasileira
  • 28.04 – 14h: Jomar Mesquita, Diretor da Mimulus Cia. de Dança | Dança a Dois
  • 29.04 – 10h: Jovani Furlan, Solista do New York City Ballet | Dança Clássica
  • 30.04 – 14h: Jhean Alex, Diretor artístico do Raça Cia. de Dança | Jazz Dance
  • 1º .05 – 10h: Bruna Gaglianone, Solista do Teatro Bolshoi de de Moscou | Dança Clássica

A única extensão do Teatro Bolshoi fora da Rússia está instalada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, desde 15 de março de 2000. A escola estabeleceu uma verdadeira ponte cultural entre o Brasil e a Rússia. Em 2020, a instituição completa 20 anos, cumprindo o desafio de preservar a tradição e a excelência do ensino do Balé Bolshoi.

Atualmente, a Escola Bolshoi educa 250 alunos dos cursos técnicos e básico em dança clássica. A instituição ressalta o seu compromisso social, ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos do curso técnico.

Semana da Dança no Ceará

O Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, promove anualmente a Semana da Dança para comemorar o Dia Internacional. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a programação será toda on-line e gratuita. A programação pode ser conferida aqui.

A Escola também disponibilizou uma lista com dicas de espetáculos e aulas sobre dança para assistir sem sair de casa. Confira as indicações aqui.

Grupo Corpo

O Grupo Corpo, uma das mais importantes companhias de dança contemporânea do País, compartilhou vários espetáculos para esse momento de quarentena, disponibilizando, a cada semana, dois espetáculos na íntegra. Os vídeos podem ser acessados aqui.

As apresentações desta semana são “Benguelê”, com trilha de João Bosco, e “O Corpo”, com música de Arnaldo Antunes e coreografia de Rodrigo Pederneiras. Os vídeos estão disponíveis no Vimeo de 27 de abril a 3 de maio. É preciso fazer login em sua conta, selecionar um dos vídeos contemplados na promoção e clicar em “alugar”, sem preencher dados de cartão de crédito. No campo “aplicar código promocional”, digite: grupocorpo45anos.

dia-mundial-da-danca-e-celebrado-com-atracoes-online


[fbcomments]
INSTAGRAM
SIGA A GENTE
Translate »